E A PREFEITA TRUMBICOU-SE
Não é difícil entender por que a comunicação é uma das mais necessárias habilidades para os políticos. E, comprovadamente, a prefeita do Ipu não teve ou desperdiçou essa importante ferramenta de relacionamento, em várias oportunidades, quando, como política, poderia ter se aproveitado dela. Digo por haver sentido na própria pele o desprezo, o fechamento, a falta de atenção.
Afinal, muito mais que o simples ato de falar, a comunicação é um universo de processos e técnicas que um político pode usar, no dia-a-dia, para melhorar o relacionamento e resultados de seus secretários ou assessores, de seus eleitores ou de quem o procura, pede ou reivindica.
Um político que não se comunica bem está fadado ao fracasso, não tenho nenhuma dúvida! Um político, além de se comunicar, deve se relacionar bem com as pessoas, expondo idéias, influenciando, motivando, conduzindo, incentivando, compartilhando, ouvindo o outro e, acima de tudo, mantendo a sensibilidade para perceber as diferenças individuais, para adequar-se ao contexto. A habilidade de comunicação de um político é o reflexo do poder pessoal de influenciar o povo, os eleitores.
Comunicação é poder. A pessoa que tem esse dom pode construir ou destruir. Tudo depende da direção da sua intenção ou valores. O político deve ser um exímio comunicador, esse é seu principal recurso para influenciar, dirigir e se conectar com o povo, principalmente se pautado por valores éticos. Ele precisa saber ouvir e tratar o cidadão com respeito, dignidade e consideração. É inadmissível um administrador cego, surdo e mudo. Dizia o saudoso Chacrinha: "Qem não se comunica se trumbica." E a prefeita trumbicou-se!
Com bacamartadas de paz, prosperidade e apego ao Ipu,
jpMourão = João Pereira Mourão * Ipu/Fortaleza, CE
Um motivado: IPU-AFAI–AILCA–ACI–ACEJI–CRECI-FAB
Ipuense ou amigo afiliado:
Elabore e sugira um plano administrativo para a Diretoria da AFAI executar no biênio 2009/2010.
Registros de chapas para a Diretoria e Conselhos vão até 09/01/2009. Participe!
29/10/2008
Fonte: site da AFAI - Artigos - Destaques do Fórum
Nenhum comentário:
Postar um comentário