Por Julio Gomes Martins
afai-lv, 08/01/2010
O historiador ipuense Prof. Vitorino, nos brindou com os fatos políticos ocorridos na segunda década do século pássado, na cidade de Ipú, mostrando a saga da lendária figura do Coronel João Martins da Jaçanã.
Quando criança, sempre visitava com meus pais a Fazenda Carcará, que era de um tio de minha mãe, Josino Pereira, na qual morava também o Ti Zé Môco (Já prestei uma homenagem a este aqui no LV).
E naquela época, nos anos 60 a 64, ouvia falar muito do referido coronel,cuja fazenda Jaçanã era vizinha a fazenda Carcará. Pois bem, como sou um cinéfilo de carteirinha, já assisti a alguns filmes retratando o período político pós-república, e não os achei tão relevantes como esse relato histórico do Prof. Vitorino.
Portanto, não seria utópico que a Secretaria de Cultura do Estado do Ceará em parceria com a Prefeitura ipuense, tranformassem essa fase histórica em filme. Além de colocar a cidade do Ipú na mídia(o que traria divisas para o município) resgataria para a história do Brasil esse interessante episódio.
Só a título de exemplo, hoje, a cidade de Amarante no Piauí, está na mídia (saiu no programa do Jô), em função de um filme cômico (com atores piauienses), retratando a política interiorana nordestina.
Agora imaginem um filme que mostra a saga política ipuense daquela época! E nem precisariam utilizar atores de renome. Bastariam mesclar um ou dois que estão na mídia e complementar com os atores cearenses, além de dar aquela pitada de romantismo fictício ou não.
Taí o filme resgatando a história do Ipú, a Terra de Iracema e da efervescente política.
Nenhum comentário:
Postar um comentário