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quinta-feira, 22 de abril de 2010

Estação Ferroviária

Data: 20/04/2010
Nome: FRANCISCO PAULO ROCHA DE OLIVEIRA
E-mail: paulurocha@uol.com.br
Assunto: Já que ninguém nos conta nada...

...sobre a Audiência Pública realizada ontem em Ipu, vou reproduzir um bate-papo VIRTUAL (e-mail) entre alguns AFAIENSES sobre o atual estágio da obra da Estação Ferroviária de Ipu.

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INTERNAUTA 1- Enviando algumas fotos feitas ontem, 3a. feira (19). da Estação Ferroviária.

"Amigos, eis algumas fotos que fiz da estação agora à tarde.

Tem uma do chão cheio de bosta de andorinha. Eis um problema que será constante naquele prédio, o que o deixará eternamente sujo se não for tomada uma medida preventiva. Fica o alerta"

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INTERNAUTA 2 - respondendo ao internauta 1.

"Já houve um grande progresso "fecal".

Antes era bosta de humano, hoje é de andorinha. (risos).

Falando sério, pelas fotos deu para perceber que os serviços de acabamentos nos ambientes internos ainda não foram iniciados (portas, tomadas, luminárias,etc)

Chamou minha atenção, o fato da obra da foto anexa, (caixa d`água) estar do mesmo jeito que estava há 4 meses atrás.

Seria uma caixa d´água?

Terá sido embargada por ter sido construída no meio da linha férrea? "

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INTERNAUTA 1 - Réplica para o INTERNAUTA 2

"De fato, bosta de andorinha é melhor que de gente (rss).

A obra interrompida é sim uma caixa d'água, segundo me informou uma fonte oficial."

A parte de acabamento ainda está longe de ser concluída.

Basicamente fizeram somente as pinturas e o piso.

Faltam portas, adornos, etc.

A parte central (gare), sem a qual não poderá existir a biblioteca da forma como foi projetada, deve demorar muito para ser feita, haja vista a questão das duas linhas férreas necessárias à estação de Ipu para manobras de trens.

Tive informações que, no percurso, só há espaço para cruzamento e manobras de comboios em Sobral e Crateús, além do Ipu. Pelo visto, este será o grande problema."

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INTERNAUTA 1 - complementando o comentário anterior

Senhores, complementanto as informações, agora há pouco, por ocasião da audiência pública, estive conversando com uma pessoa sobre esse impasse da estação (permanência de linhas duplas).

Segundo ele, o projeto da Estação será em duas etapas.

Uma, que depende exclusivamente da prefeitura, é a restauração do prédio (que se encontra conforme as fotos que mandei e os comentários que fiz superficialmente).

A outra é a implantação da biblioteca, que, para tanto, terá de usar a parte interna da gare, pois o projeto vislumbra uma necessária passarela ligando os dois vãos da estação.

Questionei a minha fonte sobre qual será a providência uma vez concluída a restauração.

Segundo a fonte, a prefeitura está conversando com a CFN (empresa privada, dona do sistema ferroviário) para viabilizar a questão o mais rápido possível.

No entanto, não há uma previsão definida.

É mais ou menos isso.

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INTERNAUTA 3 -

"Bom pessoal,

Pelo visto, inauguração com obras completas fora e tirantemente o causo das duas linhas - ou seja simplesmente os acabamentos regulares, podem botar pro final de junho.

Acabamento demora pra burro... mesmo!

Da pra perguntar ao Prefeito SÁVIO, se ele não consegue mais um dinheirin pra desumtupir o girador.

Com o Girador funcionando, também fica mais fácil "girar os trens" sem precisar ir lá no "Triangulo" dos Pereiros fazer a manobra.

Além do que seria uma grande atração turistica

A CFN não toparia desemtupir o Girador?"

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INTERNAUTA 4 -

"Quanto à obra de restauração do patrimônio histórico, aqui e alhures, é sempre demorada porque se tem que ser fiel ao original.

Acredito que restaurar patrimônio histórico não seja bom negócio para uma empresa, pois, em se tratando de obra de arte, o trabalho é lento e está sob rigoroso controle do IPHAN, se o prédio é tombado"

Fim do bate-papo.

Paulo Rocha

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