A história de um povo também é feita de minudências afetivas e verdades comezinhas.

[ Portal do "AS" - esprema AQUI ]

A CADA MEIA HORA UM PENSAMENTO DI RENTE
>

sábado, 24 de abril de 2010

UM FATO MARCANTE NA HISTÓRIA DO TEATRO DE IPU

.

Texto e foto: Blog Aconteceu Ipu - Afrânio Soares. Visite!



REFORMULAÇÃO DO TEATRO IPUENSE

CASARÃO DOS SOARES (Na Íntegra) – Ocorreu aos 12 do mês de agosto de 1979 na residência da Srta. Valdereis Soares de Paiva, uma reunião com a finalidade de abordar assuntos referentes à restauração do Teatro Ipuense. Trazendo suas parcelas de colaboração, expondo idéias e apresentando sugestões, estiveram presentes as seguintes pessoas: Francisco Lisboa Lima, Maria Valdemira Coelho Melo, Maria Valdereis Soares de Paiva, Gerardo Aires, Antonieta Pereira Paiva, Grace Farias Aragão, Celina Farias Aragão, Francisco Neuton Carvalho, Maria Graças Aires e Gonçalinha Aragão.

Entre os assuntos discutidos foi ressaltado o nome do Sr. Prefeito Municipal, Dr. Antonio Milton Pereira, que reconhecendo os potenciais artísticos de que são dotados inúmeros ipuenses, deu a sua palavra de apoio e incentivo, garantindo sua valiosa cooperação.

Rememorando os antigos personagens do Teatro Ipuense, fez-se uma homenagem muito especial aqueles, que com talento e valor fizeram vibrar grandes públicos, escolhendo para dar ao novo Teatro, a saudosa Cenógrafa Ipuense, ERNESTINA MAGALHÃES, que ficou assim constituída:

Diretor-Presidente: Francisco Lisboa Lima

Coordenadores: Maria Valdemira Coelho Melo e Maria Valdereis Soares de Paiva.

Secretário: Gerardo Aires

Tesoureira: Antonieta Pereira de Paiva.

Cenógrafa: Grace Farias Aragão

Coreógrafa: Maria das Graças Aires e Gonçalinha Aragão.

Sonoplasta: Raimundo Silva

Propagandistas: Ana Lucila Aires, Celina Farias Aragão, Narcísio Marinho e Francisco Uchoa.

Determinou-se, que a relação dos sócios será feita após a data da estréia, que está prevista para 22 de novembro próximo dia consagrado a música.

A TOUTENEGRA DO MOINHO foi à peça escolhida para a noite da estréia; pela força da história e de seus personagens. Ficou ainda estabelecida, que nessa mesma noite será prestada uma saudosa homenagem aqueles, que valorizaram o nosso povo e a nossa terra com artes e genialidade: Ernestina Magalhães, Dr. Apolônio Barros, Thomaz Corrêa, Dr. Abílio Martins, Dr. Gonçalo Pereira de Farias, Raimundo Nonato Lopes, Antonio Gomes da Silva, Pedro Celestino de Melo, Dr. Leonardo Mota, José Ferreira de Sousa e outros. Tratados os assuntos de maiores interesses e tomadas a primeiras providências para a montagem da Peça de estréia, encerrou-se a reunião com a promessa de que cada participante se empenhará com todo ardor no desenvolvimento de suas funções a fim de enaltecer IPU, honrar seus ancestrais, que legaram Artes e Cultura e que continuam presentes em cada ipuense, que trabalha para o progresso de sua terra. Ipu, 16 de agosto de 1979, Valdereis Soares de Paiva.

(Documento do acervo Histórico do Casarão dos Soares para o Blog Aconteceu Ipu - http://www.afraniosoares.blogspot.com/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário