A história de um povo também é feita de minudências afetivas e verdades comezinhas.

[ Portal do "AS" - esprema AQUI ]

A CADA MEIA HORA UM PENSAMENTO DI RENTE
>

sexta-feira, 20 de março de 2009

Tamarindeiro... parafraseando

Data: 20/03/2009
Nome: JOSÉ AIRTON PEREIRA SOARES
E-mail: airton.soares.as@gmail.com
Assunto: Tamarindeiro... parafraseando

20 03 09

EU SOU O TAMARINDEIRO
do quadro da igrejinha. Dizem que vivi 118 anos.
outra versão é que devo ter mais de 200 anos.
Nesta época não se dava muito importância
a Certidão de nascimento. Daí a confusão.

MAS ,COMO NASCI PRA SEMENTE,
em 24 de agosto de 1988, fizeram um clone
de mim. Assim, neste ano de 2009 tenho
apenas quinze ou vinte anos.
Não sou bom de memória,
mas entendo muito de azedume e longevidade.

GRAÇAS À ESCRITORA VALDEMIRA COELHO,
Virei gente. Perguntei pra ela que
história é essa? Onde já se viu uma árvore falando?
Contadora de história?

VOU VENDER O PEIXE PELO PREÇO
que comprei. Ela confidenciou-me que
na Literatura existe uma figura de estilo que
consiste em atribuir a objetos inanimados
ou seres irracionais (que é o meu caso)
sentimentos ou ações próprias dos seres humanos.

MAS PRECISO DIZER UMA COISA:
este negócio de virar gente me deixou
profundamente angustiado, pois tomei consciência
de que o bicho homem está acabando com tudo que
é árvores e animais.

DEPOIS DESSA FIQUEI AZEDO.
Não me refiro ao meu azedo
gostoso que serve pra fazer refresco,
adoçado com rapadura preta,
mas o azedo avinagrado, aborrecido,
com a postura de vocês
que se tacham de homo sapiens.
Vão se criar!
Vão tomar juízo!
- - - - - - - - - - - - - - - -- - - - - - - - - - - - - --
Artigo CONFIDÊNCIAS DE UM TAMARINDEIRO
de Valdemira Coelho, parafraseado por
Airton Soares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário