A história de um povo também é feita de minudências afetivas e verdades comezinhas.

[ Portal do "AS" - esprema AQUI ]

A CADA MEIA HORA UM PENSAMENTO DI RENTE
>

terça-feira, 24 de março de 2009

DISSE ONÁRIO

Data: 24/03/2009
Nome: JOSÉ AIRTON PEREIRA SOARES
E-mail: airton.soares.as@gmail.com
Assunto: . . . . . . . . . . . . . DISSE ONÁRIO

24 03 09

“ISTO É INCRÍVEL!“
Expressão de uso corrente. Todo locutor-ouvinte adulto entende.“Isto é crível”. Neste caso cai um pouco a espontaneidade do falante.
.
.
Ninguém fica matutando... ... incrível...incrível é o que não se pode crer. Já está incorporada ao nosso vocabulário ativo. Enquanto CRÍVEL, devido ao pouco uso, é bem capaz de o sujeito parar e... crrível?

LEMBREI-ME DESSA SITUAÇÃO
ao encontrar no texto, ontem na Folha-painel, o verbo pronominal ADONAR-SE:(1)

“VENEZUELA
"O que ocorre hoje na Venezuela é INACEITÁVEL. Um presidente se ADONA de um país, suas liberdades, suas empresas, coloca décadas e gerações em perigo, retrocede em um século um país, e não vejo ninguém fazer nada,
em toda a América Latina, do Sul, na Europa etc.
ROBERTO MOREIRA (Cotia, SP)”

OBSERVE 1: com o par de adjetivos Inaceitável x aceitável rola plenamente a espontaneidade do falante. Permita-me a redundância: Ambos são de uso corrente.

OBSERVE 2: Aqui no Ceará costuma-se dizer Assim: “Em pouco tempo já é dono(a) do pedaço.”E não se usa o verbo “adonar-se”, por se tratar (creio) de um brasileirismo do Rio Grande do Sul.
- - - - - - -
(1) ADONAR-SE Verbo pronominal. Brasileirismo. RS Tornar-se dono, apoderar-se de alguma coisa usando de esperteza ou velhacaria.
- - - - - -
AS

Nenhum comentário:

Postar um comentário