A história de um povo também é feita de minudências afetivas e verdades comezinhas.

[ Portal do "AS" - esprema AQUI ]

A CADA MEIA HORA UM PENSAMENTO DI RENTE
>

segunda-feira, 23 de março de 2009

AFAI - Sede em Ipu

Data: 22/03/2009
Nome: OLÍVIO MARTINS DE SOUZA TORRES
E-mail: oliviomst@yahoo.com.br
Assunto: AFAI - Sede em Ipu

Caro Ricardo,
Como você bem o disse, simbolicamente a sede da AFAI num vagão de trem seria excelente porque funcionaria dentro do nosso grande ícone, a Estação, sobre a qual escrevi uma crônica na seção específica. Mas, acontece, Ricardo e conterrâneos, é que, no vagão, teremos os pés sobre rodas quando tê-los no chão é mais seguro. Sem metáforas, e para melhor entendimento, vou tentar me explicar melhor.

Tenho conhecimento de que no projeto de reforma da Estação estão previstos oito vagões (corrija-me, Ricardo, se minha informação for errada). Não sei se os órgãos competentes encarregados do projeto já reservaram esses vagões junto à Transnordestina (parece que o nome agora é outro).

As prefeituras que conseguiram vagões fizeram o pedido em tempo hábil e conseguiram-nos reformados. Até cheguei a sugerir, neste sítio eletrônico, que a Secretaria de Cultura, a pedido da AFAI, reservasse logo um vagão junto à Transnordestina para garantia, pois é melhor um pássaro na mão do que oito voando, quando foi dito que os vagões seriam suficientes.

Pois é, quanto mais melhor. Mas, segundo informações que tenho de uma fonte fidedigna da ex-RFFSA, os vagões que existiam nas Oficinas do Urubu eram poucos e estavam em péssimas condições.

Por isso, aconselhou essa autoridade que o pedido de reserva deveria ser feito logo, pois a liberação demoraria muito tempo posto que a RFFSA estava em fase liquidação. Por isso, pus aqui essa reivindicação. Mas pode ser que minha preocupação seja temerária, ou seja, a SECULT já tenha tomado essa providência aqui ou alhures.

A propósito de estrada de ferro, recomendo o livro ESTRADAS DE FERRO NO CEARÁ, de Francisco de Assis Silva de Lima e José Hamilton Pereira, a cujo lançamento o Abílio e eu estivevemos presentes em 11.12.2007. O importante, porém, é que a AFAI e a AILCA tenham uma sede em Ipu, haja vista que um grande volume de livros está esperando para abastecer a Biblioteca da AILCA. E os leitores estão esperando também.

Cordialmente,
Olívio Martins
Fortaleza, 22.03.2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário