A história de um povo também é feita de minudências afetivas e verdades comezinhas.

[ Portal do "AS" - esprema AQUI ]

A CADA MEIA HORA UM PENSAMENTO DI RENTE
>

sexta-feira, 20 de março de 2009

AUTÊNTICAS OU GROSSEIRAS? 02

Data: 20/03/2009
Nome: JOSÉ AIRTON PEREIRA SOARES
E-mail: airton.soares.as@gmail.com
Assunto: crônicASemanal

20 03 09

AUTÊNTICAS OU GROSSEIRAS?
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Por Airton Soares

Esta semana tive que dizer verdades a uma pessoa querida. Ao proferi-las, cuidei primeiro em proteger meus argumentos o que nem sempre é saudável nos relacionamentos. Primeiro, escutar para compreender, depois escutar para proteção daqueles. Assim rezam os manuais de boa convivência.

Clima pesado. De um lado e de outro. Silêncio abissal. Silêncio que fala. Fala ferindo. À noite, ao deitar-me exausto de lutar contra “moinhos de vento”, ensimesmei-me, afundado nos próprios pensamentos: quantas verdades, que temos por certas ou justas, mas não passam de vestígios de nossos sonhos e vontades secretas? Quantas coisas, por nós, tachadas de belas, mas que são apenas as tendências da época, a ficção do lugar e da hora? Vivemos pela rama, no “sonambulismo da nossa incompreensão.” A capacidade que temos de nos enganar é estrondosamente espantosa!

Clima leve. Levantei-me. Li e levitei com estas notas soltas, sem data, atribuídas ao Barão de Teive, segundo Fernando Pessoa: “O escrúpulo é a morte da ação. Pensar na sensibilidade alheia é estar certo de não agir. Não há ação, por pequena que seja – e quanto mais importante, mas isso é certo -, que não fira outra alma, que não magoe alguém, que não contenha elementos de que, se tivéssemos coração, nos não tenhamos que arrepender”.

Que haja ação, e por pequena que seja, aja! Diga suas verdades, mas saiba como dizê-las. Antes, perscrute as suscetibilidades de seu interlocutor, pois muitas vezes as pessoas são tachadas de autênticas, mas não passam de grosseiras. Diga! Diga tudo, e se for pra ferir a outra alma, que seja de leve. A virtude ainda está no meio.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Não deixe para à tarde o que você
pode fazer pela manhã, porque se
gostar pode repetir e,
se não gostar já está feito.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Até lá, com mais uma crônicASemanal

Bom fim de semana
AS

Nenhum comentário:

Postar um comentário