A história de um povo também é feita de minudências afetivas e verdades comezinhas.

[ Portal do "AS" - esprema AQUI ]

A CADA MEIA HORA UM PENSAMENTO DI RENTE
>

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Variedades - Novo site -CEFTs

Data: 03/09/2007
Nome: Olívio Martins
E-mail: oliviomst@yahoo.com.br
Assunto: Variedades

Caros Ipuenses e Amigos de Ipu,

Somente hoje estou de volta a este sítio eletrônico, após alguns dias de recesso, e fiquei extasiado com a beleza e estruturação magnífica deste instrumento de divulgação da AFAI. Parabéns aos seus dirigentes pelo belo e profícuo trabalho!
De parabéns está também o Boris pelo seu excelente programa na Rádio Iracema de Ipu. A memória de nossa cidade deve ser perpetuada e divulgada para os nossos jovens que pouco conhecimento têm do passado glorioso de nossa terra natal. Tomo a liberdade até de sugerir ao Boris que, graças à felicidade ímpar que teve de viver sempre no Ipu, com curto período de ausência, em Fortaleza, e com seus conhecimentos e sua memória fabulosa, escreva a História de Ipu, lacuna a ser preenchida. E lá, na bucólica Lagoa, não lhe faltarão tempo, tranqüilidade e inspiração. E falo da Lagoa de experiência própria. Lá pelos anos de 44 ou 45, quando eu era ainda menino, meu pai – Abdias Martins – arrendou a Lagoa à D.ª Heloísa para plantar cana. Na época da moagem ia lá crebras vezes para beber garapa, hoje conhecida como caldo de cana, e também comer alfenim e tijolo e, às vezes, passava o dia inteiro naquele recanto mágico banhado pelo Ipuçaba, o rio da minha aldeia. Belos tempos idos e vividos.
Desejo, nessa oportunidade, tecer alguns comentários sobre uma notícia que o nosso dinâmico e diligente afaiense Paulo Rocha trouxe à baila, qual seja a instalação de CEFETs (Centros Federais de Ensino Tecnológico, as antigas Escolas Técnicas Federais) em cidades cearenses e em diversas localidades do país. É um empreendimento de grande e fundamental importância. Os países desenvolvidos da Europa já utilizam esse sistema de ensino há décadas e com muito sucesso. Na Alemanha, onde pude averiguar seu funcionamento, obtiveram-se, ao longo do tempo, excelentes resultados. Após 8 séries de ensino fundamental, comum a todos os estudantes, o ensino bifurca-se em dois ramos. O estudante pode optar pelo curso técnico-profissionalizante com duração de 3 anos, nas mais diversas áreas, com estágio obrigatório em empresas públicas e privadas. Terminado o curso, está ele apto ao mercado de trabalho. Poderá também o estudante, após ter concluído o ensino fundamental, optar pelo chamado Ginásio (Gymnasium) com também 3 anos de duração. Após o Ginásio, o aluno vai para a Universidade. E, depois de 4, 5 ou 6 anos na Universidade, terá ele de enfrentar mestrado e doutorado e só depois pleitear um lugar no competitivo mercado de trabalho de nível superior, estendido agora, em igualdade de condições, a todos os países-membros da União Européia. Diante disso, estão sobrando vagas nas universidades alemãs, a ponto de, alguns anos atrás, o ex- Primeiro Ministro Schroeder ter feito um apelo para que os estudantes alemães se matriculassem nas universidades.
Isto posto, considero da maior valia e importância fundamental o ensino técnico-profissionalizante no Brasil proporcionado pelos CEFETs, levando em conta
que a nossa escola pública não prepara, infelizmente, o aluno nem para o mercado de trabalho nem para a Universidade. É preciso mudar esse quadro e com urgência.
As autoridades do município de Ipu e os deputados federais que nos representam deverão desenvolver esforços ingentes a fim de que a nossa cidade possa contar, a médio prazo, com um CEFET. Vamos à luta!
Cordialmente,

Olívio Martins
Fortaleza, 04/set/2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário