A história de um povo também é feita de minudências afetivas e verdades comezinhas.

[ Portal do "AS" - esprema AQUI ]

A CADA MEIA HORA UM PENSAMENTO DI RENTE
>

sábado, 26 de dezembro de 2009

AILCA reunião /Petecadas do AS

Data: 07/10/2007
Nome: JOÃO PEREIRA MOURÃO
E-mail: jpmourao.imoveis@jpmourao.com.br
Assunto: Reunião da AILCA

CULTURA, HOMENAGENS E ACONCHEGO
NA REUNIÃO DA ACADEMIA IPUENSE

A reunião de ontem (06/10/2007), da Diretoria da Academia Ipuense de Letras, Ciências e Artes (AILCA), realizada na sede da Academia Cearense de Letras (ACL) foi bastante movimentada e adocicada com cultura e aconchego. A biblioteca da AILCA recebeu três livros e falou-se dos 100 anos da morte do escritor Machado de Assim e dos 400 de nascimento do padre Antônio Vieira, a serem comemorados no próximo ano, no Brasil e em Portugal. A Academia Ipuense acompanhará as comemorações, com trabalhos dos acadêmicos Cláudio César Magalhães Martins e José Airton Pereira Soares.

LIVROS RECEBIDOS

Os livros recebidos pela Diretoria da AILCA foram “Ipu em 3 Épocas” e “Saga de Uma Família”, da ipuense, professora, escritora e uma das patronas da Academia Ipuense. Maria Valdemira Coelho Mello. O terceiro livro, “82 anos de lutas e glórias”, foi doado pelo autor da obra, Zelito Magalhães, jornalista, escritor e ex-presidente da Associação Cearense de Imprensa (ACI). O livro traz, na capa, a foto do edifício da ACI - Casa do Jornalista - erguido no centro de Fortaleza, e, além de contar a história da entidade, publica a biografia dos ex-presidentes e presta homenagem póstuma aos jornalistas Stênio Azevedo, José Hilário Moura e Blanchar Girão.

PETECAS DO AS

Com a finalidade de descontrair os acadêmicos e a incitá-los a declamar poesias, citar provérbios, trechos de músicas etc, “sem deixar a peteca cair”, o conterrâneo, professor, palestrante e humorista José Airton Pereira Soares (AS), dinamizou o final da reunião com quatro petecas culturais, entre as quais cito:

“Conheço o pau pela casca / a muié pela afeição / eu sei, olhando a fumaça / de que madeira é o tição.” (Leonardo Mota, no livro No Tempo de Lampião), e “Não se deve amar sem ser amado / É melhor morrer crucificado / Deus me livre das mulheres de hoje em dia / Desprezam um homem só por causa da orgia / Gosto que me enrosco de ouvir dizer / Que a parte mais fraca é a mulher / Mas o homem com toda a fortaleza / Desce da nobreza e faz o que ela quer / Dizem que a mulher é parte fraca / Nisso é que eu não posso acreditar / Entre beijos, abraços e carinhos / O homem não tendo é bem capaz de roubar / Gosto que me enrosco de ouvir dizer... (Sinhô)”

PRÓXIMAS REUNIÕES

Este ano, ainda haverão duas reuniões da Diretoria da Academia Ipuense de Letras Ciências e Artes (AILCA). Uma em novembro, em Ipu; e outra em dezembro, em Fortaleza. Em 2008, as atividades da AILCA começarão em janeiro, no Auditório Nilo Carvalho, do Patronato, com uma solenidade comemorativa do segundo aniversário da AILCA, eleição de nova Diretoria e posse de novos acadêmicos.

ETHICE REVERENTIA DIGNITAS

AILCA – jpMourão
Diretor de publicações e marketing

Nenhum comentário:

Postar um comentário