A história de um povo também é feita de minudências afetivas e verdades comezinhas.

[ Portal do "AS" - esprema AQUI ]

A CADA MEIA HORA UM PENSAMENTO DI RENTE
>

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Vultos ilustres - rapariga

Data: 09/09/2007
Nome: Airton Soares
E-mail: airton.soares.as@gmail.com
Assunto: RAPARIGA II

Ô mercadoria!
reeeespeite o patrimônio

Leitor amigo,
com certeza você já prestou a atenção no sorriso `ingênuo´ das dançarinas, dessas Bandas de Forró, quando `elogiadas´, na TV, pelo apresentador do programa.

Mal sabem - ou dissimulam - que esse `elogio´, sob o ponto de vista da sociolingüística, não passa de mais uma execrável agressão contra elas: a de serem, eufemisticamente, qualificadas (comparadas! ) de putas... meretrizes.

Exceções existem, lógico! Dos dois lados.

-------------------------
Meretriz vem do Latim meretrix, cis e significa mercadoria, ou mercês, ou seja, mulher que trafica suas carnes por dinheiro.





Data: 09/09/2007
Nome: Airton Soares
E-mail: airton.soares.as@gmail.com
Assunto: RAPARIGA - eufemismo - COMUNICAÇÃO - tato

Tenho o maior apreço pelas pessoas que possuem a arte de nos contestar sem que fiquemos de cara amarrada.

Elas nos dizem não, mas saímos com sensação de sim.
Tinha um chefe que era assim.

Não tive a pretensão de rimar. Mas ele era! Tinha tato. Sobretudo, na hora das reivindicações salariais.

Estas pessoas usam e abusam do eufemismo, figura de estilo que consiste em suavizar a expressão de uma idéia, substituindo o termo contundente por palavras menos desagradáveis ou mais polidas.

Em meus cursos e palestras, antes de falar sobre esse elemento da comunicação, costumo pedir à platéia, o sinônimo de rapariga. Timidamente os participantes vão dizendo: cunhã, puta, rameira, meretriz, catiroba.... e eu jogando lenha na fogueira. E... no final fecho dramatizando `eufemisticamente´ o seguinte texto:

Também podemos dizer, meus amigos, que a RAPARIGA é aquela mulher que foi vencida pelo destino proibido e que caminha pelas ruas à procura de fregueses para um corpo cansado. Contei isso a uma colega na empresa... Após ouvir com muita atenção, salta da cadeira e quase gritando, num misto de êxtase e euforia: “Airton, que coisa linda, dá vontade de a gente ser” – Calma, minha colega, “menos”. Também não precisa exagerar!

Daí teço detalhes sobre a força e a energia emocional que as palavras têm, puxando a conversa para o viés venda / atendimento ou tema da palestra que me foi proposto. Nesta brincadeira séria todo mundo aprende e se diverte.

Meu espaço findou. Para fechar a crônica convidei o mestre dos cartuns, Jerry King* :

“Tato é a capacidade de dizer para alguém ir para o inferno e fazê-lo ficar entusiasmado com isso.”





Data: 09/09/2007
Nome: Curioso
E-mail:
Assunto: Poesia e Vultos Ilustres

Ainda estou aguardando toda semana, ansioso, uma poesia do Dep. Sérgio Aguiar. Quanto ao link VULTOS ILUSTRES, acho que calha bem. Não só pessoas ilustres poderiam nele figurar, mas também pessoas do povo que fizeram história em Ipu, inclusive as prostitutas. A propósito, será que alguém está defendendo tese sobre a Bezerra de Ouro?
Curioso


Data: 09/09/2007
Nome: Iramar
E-mail: proerdiramar@yahoo.com.br
Assunto:

grandes Irmãos:

Parabenizo pelo excelente modo como o site está projetado. Nós, como seres humanos, estamos em ascendente construção e apreensão de conhecimentos.

Assim, e isso é uma particularidade minha e a lanço como título de sugestão, o que soa mal na leitura, e isto é uma questão neurolinguística, quando velo no link ao lado o tema \\\"Vultos Ilustres\\\". Explico: Isso, numa questão de estudo, dá uma delimitação no site. Vejamos: Quand vejo, penso somente na História dos grandes homens, ou seja, quem se deu bem na vida, vai aparecer. Quem era importante, terá seu espaço. Quem foi inteligente, terá renome.

\\\\\\\\\\\\\\\\eu, particularmente, para atingir o grau de mestre, optei por não estudar os grandes homens, como a maioria dos amigos nossos, e passei a querer entender a vida das prostitutas de Ipu. Bom ou ruim, meu mestrado, que vai ser (espero) melhorado no doutorado, está sendo conduzido sob este modelo de anáise, ou seja, a análise dos que não aparecem.

Me deculpo por minha intromissão, mas partindo de minha percepção, este nome VULTOS ILUSTRES poderia ser modificado por algo que não excluísse ninguém aos ouvidos dos internaltas, tipo, sei lá, eles fizeram a história, ou algo parecido.

Enfim, fica minha sugestão, com pedido de compreensão e desculps pela intromissão.

Fraterno abraço:

Iramar

Nenhum comentário:

Postar um comentário