A história de um povo também é feita de minudências afetivas e verdades comezinhas.

[ Portal do "AS" - esprema AQUI ]

A CADA MEIA HORA UM PENSAMENTO DI RENTE
>

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Patrimônio histórico do Ipu

Data: 08/09/2007
Nome: Iramar
E-mail: proerdiramar@yahoo.com.br
Assunto: Patrimônio Histórico

O chafariz do Cafute
Lei Orgânica do Município do Ipu
Das Disposições Transitórias – art. 15: “São considerados patrimônio histórico do Município, para efeito de tombamento, os seguintes prédios: Estação Ferroviária, Igreja de Nossa Senhora do Carmo, inclusive o Cruzeiro, a Igraja Matriz de São Sebastião, casa de pedra, edifícios da Prefeitura e da Cadeia Pública, o chafariz do Cafute, bem como a Bica do Ipu que será intocável.”
A AFAI, no final de 2002, contactou com o superintendente do IPHAN, abrindo o entendimento entre este Instituto e a Prefeitura do Ipu, o que resultou no Of. nº08/03-IPHAN (vide: AFAI - Correspondência). (RETIRADO DO ESPAÇO CULTURAL DO ANTIGO SITE)

Atendendo a esta observação, seria bom o poder público dar uma olhada como anda a preservação dos chafarízes que aqui se enquadram. Esta restauração não necessitaria de grande alarde, nem de financiamento exterior. Vejam no site da AFAI a foto que ilustra a matéria em epígrafe no ESPAÇO CULTURAL DO SITE e quem puder (ou quiser) dê uma passada alí, próximo ao Marcondes Melo, Irmão do Profº Melo no Reino de França, para perceber mais uma real demonstração de devastação do patrimônio público.
Repito: Não precisa de muito dinheiro, mas de desprendimento do poder público municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário