A história de um povo também é feita de minudências afetivas e verdades comezinhas.

[ Portal do "AS" - esprema AQUI ]

A CADA MEIA HORA UM PENSAMENTO DI RENTE
>

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Educação de Ipu

Data: 15/05/2009
Nome: HENRIQUE AUGUSTO PEREIRA PONTES - GUTO PONTES
E-mail: guto@secrel.com.br
Assunto:

Agradeço fortemente as considerações do terapeuta AS
, sobre sua análise ao "debate"(diferente de diálogo, a própria etimologia da palavra indica isso) presente neste site sobre "um aspecto" da educação no IPU; o importante assunto é vasto...

Agradeço, porque trata a questão de forma natural e sem acidez, sem acrescentar "peso" ou fel no que já é amargo por natureza; Naturalmente, que o de-bate contém o risco em sí de ter um viés amargo;Não conheço ninguém que se sinta feliz em ser contrariado; Principalmente, se isso debandar para a competição, para a disputa pela razão...pode ser muito desagradável mesmo.

Longe de nós, isso!

Penso que ainda com a utopia sugerida pelo AS, utopia no nível linguístico dialético, formal, comunicativo, a questão vai além.

Na verdade, penso que a questão essencial é mesmo anterior à linguagem, é uma questão que situa-se no plano cardíaco.

"O homem bom do bom tesouro do coração tira o bem, e o mau do mau tesouro tira o mal;
porque a boca fala do que está cheio o coração." (LC 6:45);

Que cada um, no silêncio do seu quarto, consigo mesmo, avalie a qualidade do que está cheio seu coração.

Agradeço, enfim, ao AS, por me dar oportunidade de esclarecer que meus contrapontos e contestações aos posicionamentos/ideias/convicções(?) do confrade Valdemir Mourão, estão absolutamente no campo das ideias; posso discordar da forma, do conteúdo e expôr até mesmo minha indignação sobre isso. Mas, asseguro-lhes que não reservo espaço na minha estrutura interna para o mal-querer, para ressentimentos, etc; o que possa ter dito de forma enfática não estava dirigido "a alguém"(pessoal), mas, a um "modo de pensar e de agir"; portanto, não se trata de "fechar" o outro no presente momento em que ele se encontra, a fim de acusá-lo, ofendê-lo, etc; Ora, é exatamente contra isso que eu me posiciono!

Acho que deixei isso claro quando exalto o diálogo como forma de crescimento mútuo.

Então, que a pessoa tenha a sua posição e respeite a do outro, como quer respeito pela sua; e, se for criticar(apontar o dedão) intencione fazê-lo sem causar dor ou dano ao outro! Tem gente que faz isso deliberadamente, sem critério, cruamente...sem compaixão. Esquecem que um dia, mais cedo ou mais tarde, passado, presente ou futuro, todos precisamos de compaixão. Porque "errar é humano" e nós somos humanos! É inteligente ser compassivo.

Enfim, peço essa indulgência para mim, também!

Não estou decidido a ter razão, como se fosse apego à mesma. Conheço as armadilhas sobre aqueles que acham que "são os donos da verdade" e querem falar em nome dela.

De forma geral, sem particularizar casos, coloco meus pensamentos e opiniões(sinceramente), mas, reconheço que elas são relativas ao momento, podem, portanto, mudar.

Para ilustrar, gosto desta frase do Juceslino K.:

"Posso voltar atrás, sim; não tenho compromisso com o erro."
Juscelino Kubitscheck

Então,

"Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida”. provérbios.

Esta é uma boa utopia para quem quer ter uma inteligência com coração.

Grato abraço, AS,

Guto.

"Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida. Prov. 4:23."

Nenhum comentário:

Postar um comentário