A história de um povo também é feita de minudências afetivas e verdades comezinhas.

[ Portal do "AS" - esprema AQUI ]

A CADA MEIA HORA UM PENSAMENTO DI RENTE
>

terça-feira, 5 de maio de 2009

Programa do Boris

Data: 04/05/2009
Nome: RICARDO MARTINS ARAGÃO
E-mail: ricardo.boris@gmail.com
Assunto: PROGRAMA DO BORIS

... E AGORA?!

Caros amigos, ouvintes do Programa do Boris.

Ao longo dos últimos 10 anos (um pouco mais que isso), o Boris (Antônio Tarcízio Aragão) vinha fazendo o Programa do Boris, sempre com muita alegria, entusiasmo, belas canções, informações e muito romantismo.

Tudo começou na Rádio Iracema de Ipu, em agosto de 1998, onde o Boris deu início à sua carreira de radialista a convite do seu "padrinho de rádio" (como ele próprio afirmava em diversas ocasiões), João Bosco Farias Aragão. Nascia o Programa do Boris!

Por razões particulares, o Boris deixou de fazer o programa após um período de muito sucesso na Rádio Iracema de Ipu. Retornando alguns meses depois, mas pelas ondas de outra emissora: a Rádio Regional de Ipu, onde continuou fazendo muito sucesso e cativando cada vez mais ouvintes na região. Foram bons anos na Rádio Regional de Ipu, tanto quanto foram os que o Borisão também passou na Rádio Iracema, deixando, em ambas, bons amigos e as portas abertas para retornar quando desejasse.

Recentemente, mais precisamente em agosto (novamente em agosto!) de 2007, após incessantes convites do radialista Bosco Farias, já como proprietário da Rádio Iracema de Ipu, o Boris resolveu aceitar o desafio de retomar o Programa do Boris nas ondas daquela emissora, sempre contando com a confiança do amigo e padrinho Bosco Farias, que lhe deu total liberdade para fazer o programa no horário que melhor lhe conviesse. Detalhe: esse convite foi feito pela última vez na Festa do Reencontro dos Filhos e Amigos do Ipu (AFAI) em Fortaleza, no Clube Náutico Atlético Cearense, no início do mês de agosto daquele ano (2007), convite este, que o Borisão prontamente aceitou.

O grande retorno do titular do Programa do Boris foi no dia 27 de agosto de 2007, na comemoração de 18 anos da Rádio Iracema de Ipu (a maioridade da pioneira!). Foi uma grandiosa festa, realizada pelo radialista Bosco Farias para os profissionais da emissora e em comemoração ao seu aniversário. E adivinhe em qual horário se deu essa comemoração? Exatamente! Durante o Programa do Boris (O Retorno!). Foram quase 4 horas de programa, enquanto rolavam os comes e bebes, os depoimentos, as declarações, etc... uma noite de segunda-feira memorável!

Daquele dia pra cá, passaram-se quase dois anos e mais de 70 Programas do Boris, o qual se manteve firme todas às segundas-feiras, a partir das oito da noite.

Mas, ultimamente, o sempre motivado titular do microfone, nosso amado Boris, passou a apresentar sinais de cansaço e até um certo desânimo, tendo sido substituído gradativamente por seu filho, Ricardo Aragão, que ora vos escreve este relato, a quem, nas últimas semanas, o Borisão já havia passado este encargo, senão oficialmente, pelo menos na prática.

Nosso Boris estava sendo tomado por um mal que, pouco a pouco, o dominava. Era um câncer que, silencioso e traiçoeiro, tirou do Boris até o entusiasmo com seu estimado programa de rádio, não obstante ele ter feito sempre questão de mantê-lo no ar, pois sempre pedia para eu o substituir a fim de não deixar seus queridos ouvintes sem as belíssimas músicas que tocavam nas noites de segunda-feira.

Contudo, uma certa apatia do Boris ficou aparente não apenas para os ouvintes, mas também para os amigos colaboradores do programa que, com uma certa razão, resolveram não mais patrocinar. Mas isso não abalou o Borisão, nem ao seu aprendiz Ricardo, e o Programa do Boris continuou, mesmo sem aquele tradicional brilho do mestre Boris, que cada vez mais se distanciava. Mas o show não podia parar!

O Programa do Boris, “um programa sem fronteiras”, tinha que ultrapassar aquela difícil barreira e continuar em frente, levando aos seus ouvintes o romantismo e as informações que sempre levara ao longo de mais de uma década.

Eis que chega a pior e mais difícil fronteira a ser ultrapassada: a doença finalmente venceu a batalha e o Boris morreu!

E AGORA?!

Cadê motivo pra continuar o Programa do Boris?! Cadê o norte?! Como ocupar tamanho vazio deixado pelo querido e saudoso Boris, que era o exemplo, o objetivo e o nome do programa?!

Até que temos bons motivos para dar continuidade ao seu programa, sobretudo como uma forma de mantê-lo vivo, homenageando-o em cada programa, em cada música. Mas, JAMAIS alguém poderá substituí-lo! Não ao Boris!!!

O amigo Bosco Farias me pediu para continuar fazendo o “Programa do Boris” pela Rádio Iracema de Ipu, no mesmo dia e horário, pois desejava fazer esta homenagem constante ao seu amigo Boris. Assim me disse o Bosco no dia em que meu pai (Boris) estava sendo velado, na tarde de 23 de abril de 2009, dia de sua partida.

De imediato, entendi as razões do Bosco e aceitei o convite. Mas aí me deparei com a grande responsabilidade que envolve esta aceitação:

Afinal, como substituir alguém insubstituível? E o mais difícil: como superar a eterna falta que ele fará, não apenas naquelas duas horas de programa (que serão cruciantes), mas também ao longo da semana, nos processos de escolha das músicas, pesquisas e confecção do roteiro? Honestamente, é muito difícil ultrapassar também essas fronteiras. Que falta! Que saudade!

O horário está reservado, garantiu o amigo (grande amigo!) Bosco Farias. Mas, embora este aprendiz tenha intenção de manter a qualidade das canções e informações do programa, não se sente à altura do mestre (passa é longe!), para ocupar definitivamente o seu posto no comando do Programa do Boris.


Por esta razão, enquanto nos recompomos e nos fortalecemos após a grandiosa perda do Borisão, estaremos transmitindo o Programa do Boris apenas com música. Duas horas inteiras apenas de música! Lindíssimas canções que marcaram as noites de segunda-feira nos últimos anos no Programa do Boris.

Por outro lado, seria importantíssimo (imprescindível, inclusive) saber a opinião dos nossos ouvintes, se desejam ou não que o Programa do Boris tenha continuidade, muito embora sem a voz inesquecível do eterno Boris.


Muito obrigado.
Ricardo Aragão

Nenhum comentário:

Postar um comentário