A história de um povo também é feita de minudências afetivas e verdades comezinhas.

[ Portal do "AS" - esprema AQUI ]

A CADA MEIA HORA UM PENSAMENTO DI RENTE
>

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Reunião com o Prefeito

Data: 20/05/2009
Nome: JOÃO PEREIRA MOURÃO
E-mail: jpmourao.imoveis@jpmourao.com.br
Assunto: Reunião AFAI, AILCA, Prefeito do Ipu (Vale repetir, pela importância dos assuntos tratados nessa matéria, para nós, ipuenses e amigos do Ipu)


ESTÁ CHEGANDO A HORA DA RESTAURAÇÃO DA
ESTAÇÃO E DA IGREJINHA, AFIRMOU SÁVIO PONTES

=========================================


Muito importante, oportuna e esclarecedora a reunião conjunta dos diretores e membros da Associação dos Filhos e Amigos do Ipu – AFAI e dos diretores e acadêmicos da Academia Ipuense de Letras, Ciências e Artes – AILCA, com o prefeito do Ipu, Henrique Sávio Pereira Pontes, realizada sexta-feira (15), em Fortaleza, Ceará.

O ato contou, ainda, com a participação de alguns assessores do prefeito e do mestre Chico Parnaibano – Francisco de Assis Rodrigues Cordeiro – que se deslocou de Recife (PE) para a Capital cearense, só para participar do encontro. O mestre Chico, por essa demonstração de amor ao Ipú (com acento em homenagem a ele), recebeu eufóricos aplausos, risos e abraços de todos os presentes.

A reunião teve como finalidade principal discutir os rumos do patrimônio histórico do Ipu, como a Estação, Igrejinha e casarões, conforme ressaltou o presidente da AFAI, Augusto Pereira Pontes (Guto), que presidiu a reunião com sabedoria e empenho. É a Afai em Ação!


RESTAURAÇÃO DA ESTAÇÃO
-----------------------------------------

Quanto à restauração da Estação, o prefeito Sávio disse que no dia anterior ao da reunião esteve no DERT verificando o andamento do projeto, juntamente com o conterrâneo Raimundo Josino, que vem, de perto, acompanhando o plano.

Sávio disse, também, que já providenciou a maquete eletrônica da Estação, para brevemente ser mostrada pela Internet, naturalmente via site da AFAI, além de está providenciando o complemento da parte financeira, que com certeza vai precisar.

Por esses dias, o projeto da restauração da Estação estará sendo concluído e liberado pelos engenheiros e projetistas do DERT, e, “no dia seguinte à sua liberação, estarei assinando a licitação”, concluiu o chefe do executivo, demonstrando satisfação e empenho.

O afaiense, Dr. Raimundo Josino, que acompanha com muito interesse o andamento do projeto junto ao DERT, pediu que ninguém se iluda: “o trabalho de restauração da Estação será lento, e consequentemente demorado, pela própria característica e importância dela e do serviço de restauro”, afirmou.

Mesmo assim, ficou uma expectativa, lançada pelo presidente Guto, quanto à possibilidade da restauração da Estação ser inaugurada no dia 20 de janeiro, próximo, por ocasião da Festa do Reencontro, no Ipu, promovida anualmente pela AFAI! É a Afai em Ação!


RECUPERAÇÃO DA IGREJINHA
--------------------------------------------

O prefeito Sávio Pontes opinou que, neste momento, a Igrejinha merece maior atenção do que a Estação: “a Igrejinha já está caindo e o projeto de recuperação se encontrar mais distante” -- no sentido de que o projeto ainda não começou -- “enquanto que a Estação é uma questão apenas de mais alguns dias, pois o projeto já está na fase de conclusão” Breve, portanto, será feita a licitação para o início da restauração dela, garantiu.

Na ocasião, Sávio Pontes pediu para que a AFAI forme uma comissão para falar com o padre Raimundo Nonato, no sentido de conseguir autorização para a prefeitura realizar a recuperação da Igrejinha, visto que ela não pertence ao poder municipal, e, sim, à Diocese.

Conversa vai, conversa vem, saiu a ideia do prefeito Sávio de que a AFAI assuma o acompanhamento das obras da Igrejinha. É possível, desse modo, que após entendimentos com o padre Raimundo Nonato/Diocese, a AFAI tome a frente da recuperação da Igrejinha, contratando uma empresa especializada, com dinheiro a ser repassado pela Prefeitura Municipal de Ipu, conforme compromisso assumido pelo prefeito Sávio Pontes.

Quarta-feira (20), uma comissão de dirigentes da AFAI, sob a presidência do confrade Augusto Pontes, estará em Ipu fazendo contato com o padre Raimundo Nonato, para encontrarem um caminho, rápido, para a recuperação e/ou até restauro da Igrejinha. A pressa na recuperação da Igrejinha foi enfaticamente recomendada pelo chefe do executivo municipal ipuense. É a Afai em Ação!


CASARÕES DO IPU
---------------------------

O presidente Augusto Pontes, da AFAI, disse que para que se salvem os casarões do Ipu, que ainda restam, tem que ser feito alguma coisa agora, acrescentando que os casarões são um caso político e cultural, em que a sociedade civil, os empresários e os donos deles, devem se engajar com o compromisso de que o patrimônio histórico da cidade seja preservado. Para dar um rumo à preservação dos casarões deverá ser criado pela AFAI, com o apoio do poder público, o Conselho Municipal do Patrimônio Histórico do Ipu, afirmou o presidente Guto.

Um dos exemplos citados, sobre o descaso do patrimônio histórico do Ipu foi o Chafariz Cafute, que, mesmo já estando tombado, foi cercado e privatizado, sem qualquer intervenção ou reclamação do poder público, como citou o membro do Conselho de Ética da AFAI e acadêmico da AILCA, Abílio Martins.

Para o envolvimento da sociedade civil, na defesa do patrimônio histórico e outros assuntos de interesse do Ipu, que vierem a surgir, sugeriu o confrade e diretor administrativo da AFAI, Paulo Rocha, deve haver o engajamento de órgãos e entidades como AFAI, AILCA, AMAI, Outra História, Igreja, Sindicatos, UNE, Grêmio Ipuense, CDL, Prefeitura, Câmara Municipal, Banco do Brasil, Caixa Econômica, Rádios do Ipu, etc, etc. Enfim, a AFAI deve trabalhar, com afinco, para tirar a sociedade ipuense do comodismo em que se encontra, e ajudar a alavancar o Ipu. É a Afai em Ação!


APA, PARQUE ESTADUAL
-----------------------------------

Durante a reunião, o chefe do poder executivo do Ipu aproveitou e discorreu sobre os seus diversos desejos para a comuna ipuense, tais como saneamento básico, código de postura, teleférico Ipu-Várzea do Jiló, atualização da Lei Orgânica para adequá-la à Constituição, transformação da APA do Ipu em Parque Estadual, universidade, entre outros e outros empreendimentos a serem postos em prática e anunciados no decorrer do seu mandato, espera.


CHOP CHÃO
-----------------

Para uma solução definitiva do chamado “chop chão”, o prefeito Sávio disse estar pensando em construir um segundo piso sobre o Mercado Público Chico Mourão, a exemplo do que foi feito no mercado da cidade de Sobral, para abrigar aqueles pequenos comerciantes, que tanto beneficiam e ao mesmo tempo atormentam os ipuenses, exclamou.


NÃO SE ASSUSTE!
-------------------------

Não se surpreendam ou se assustem os ipuenses, se o prefeito Sávio Pontes trocar o transporte de universitários por uma nova faculdade para o Ipu. Então, ao invés da prefeitura do Ipu patrocinar o transporte dos estudantes para outras cidades, as cidades vizinhas é que irão transportar seus estudantes universitários para o Ipu. A AFAI e a AILCA torcem ferroneamente por essa esperada conquista do prefeito Henrique Sávio Pereira Pontes.


SOS IPUÇABA, BANDEIRA DA AFAI PARA 2009!
AFAI INTEGRADA AO IPU,

João Pereira Mourão, diretor de
marketing e comunicação da AFAI

FILIE-SE E FORTIFIQUE A AFAI. MAIS!
LUTE COM ELA PELO PROGRESSO DO IPU!
EM AÇÃO A DIRETORIA DO BIÊNIO 2009/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário