A história de um povo também é feita de minudências afetivas e verdades comezinhas.

[ Portal do "AS" - esprema AQUI ]

A CADA MEIA HORA UM PENSAMENTO DI RENTE
>

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Políticas Pública para combate a pobreza!


Data: 07/04/2009

Nome: HENRIQUE AUGUSTO PEREIRA PONTES - GUTO PONTES
E-mail: guto@secrel.com.br
Assunto: Políticas Pública para combate a pobreza!

Lendo a matéria e o comentário do Paulo Rocha sobre o estudo feito no ceará sobre a pobreza, sem querer contestar o amigo PR, mas olhando a questão sob outro prisma - como diz um amigo nosso - refleti o seguinte:

1 - A pobreza não pode ser atribuida a uma questão de Governo, segundo os próprios teóricos socialistas, pois, pobreza é uma contradição do modo de produção capitalista, que, no seu ideário, propõe-se a premiar os indivíduos conforme critério meritocrático; Um slogan da ex-premier inglesa Margareth T. ao defender o moderno capitalismo - Neo liberalismo - era "o direito de ser diferente", num contraponto ao socialismo/comunismo. O fato é que algumas pessoas não querem entrar na corrida da meritocracia e isso é algo que no regime democrático deve ser respeitado;

Concordamos que o papel do Estado (entidade pública) é garantir os direitos fundamentais e o acesso do indivíduo a uma vida social minimamente saudável. Isso já está na constituição. Ou seja, Governos atenuam e socorrem os pobres/excluidos da sociedade com políticas públicas adequadas;

Mas, o que é o adequado?

Como um ENTE IMPESSOAL pode garantir isso?

Eis a importância da atividade política partidária, é exatamente através dos mandatários do povo que as ideias, propostas e competências deverão ser colocadas a serviço do papel fundamental do ESTADO. Geralmente todo mundo tem uma opinião sobre as tentativas dos governos para todas as suas áreas. Mas, é fácil, muito fácil criticar estando de fora ou depois que a tentiva não funcionou...tipo: PROFETA DO PASSADO!

Por exemplo: O Presidente LULA resolveu de cara acabar coma fome no Brasil, FOME ZERO, lembram da repercussão crítica? assistencialista, politiqueiro, golpe 171 do PT, e por aí vai...

A proposta do LULA era dar um choque social no país e cumprir - um pouquinho - o que manda a constituição, mas a forma?...pois é, a forma pode ser questionada, afinal, nada tem somente o lado bom, é claro que existem as contradições. Internamente e também no exterior, é importante lembrar, ele está tendo um bom reconhecimento de suas políticas públicas.

Exemplo 2: O governo do Ceará, a exemplo do Centro Cultural Dragão do Mar, propõe a construção de um equipamento turístico/cultural - aquário gigante - na praia de iracema para fortalecer o Ceará na rota do turismo internacional. Soube que foi apresentado o projeto pelo IVO GOMES na AL. Na ocasião, o Ivo ressaltou os ganhos na geração de riqueza e empregos pera o estado com o advento da obra! Eis que o deputado Heitor, parte da imprensa e naturalmente cidadãos comuns questionam a obra X a pobreza, mas, de novo a questão que se coloca é: qual é o papel do ESTADO? Como ele vai cumprir este papel?

Resposta: DEPENDE da escolha e apostas de cada governo, que, para o bem e para o mal, só conheceremos o balanço final depois que as escolhas já estiverem sido feitas!

Boa sorte ao ceará!

Guto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário