Data: 21/04/2009
Nome: RICARDO MARTINS ARAGÃO
E-mail: ricardo.boris@gmail.com
Assunto: CEARÁ AVENTURA
ECO IPU 2009 (3ª etapa do Ceará Aventura)
Copio matéria divulgada no Diário do Nordeste desta segunda-feira, sobre a terceira etapa do Ceará Aventura deste ano, realizado durante o ECO IPU 2009.
"Ipu recebe festival de esportes radicais
Segue hoje em Ipu, a 294km de Fortaleza, a terceira edição de um dos maiores eventos de modalidades radicais do Estado. O “Ceará Aventura” reunirá, até amanhã, atividades, oficinas e competições em oito atividades esportivas. A adrenalina irá fluir solta para competidores profissionais, atletas de fim de semana e interessados em praticar pela primeira vez Asa Delta, Parapente, Bicicross, Arvorismo, Rappel, Skate, Orientação e Tirolesa. De acordo com a Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte), cerca de 300 atletas de sete estados estão confirmados para participar do evento.
Dentre as oito modalidades de aventuras ofertadas, o “Ceará Aventura” sediará competições de Asa Delta, Parapente, Skate, Bicicross Freestyle e Race, Orientação e Rappel. “Para o público em geral, não é fácil perceber a diferença entre a Asa Delta e o Parapente, que são dois esportes completamente diferentes. A Asa Delta tem um esqueleto, o Parapente não. O Parapente é muito mais lento, mas logisticamente é bem mais fácil: é só botar na mochila e ir”, explicou Guy de Almeida, presidente da Federação de Parapente e Asa Delta do Ceará (Fepace).
Cerca de 50 atletas profissionais no Parapente e 20 na Asa Delta dos estados de Goiás, Maranhão, Tocantins, Piauí, Rio Grande do Norte e Pernambuco estão confirmados para o desafio. “Teremos carros de resgate disponíveis para quantos voos forem realizados. Para o campeonato, só valerá um voo por dia, mas os interessados poderão fazer quantos voos desejar”, completou.
As opções esportivas são, de fato, para todos os níveis de interesse nas modalidades de aventura. Os mais calminhos podem desfrutar das belezas da região do Ipu no Arvorismo e na disputa de Orientação — espécie de rally a pé, em que o competidor se vê munido apenas de uma bússola e um mapa topográfico com trajetos a seguir. No Arvorismo, o contato direto com a natureza, de forma lúdica como de aventura, entra com uma importante função de preservação ambiental. Crianças e adolescentes têm a possibilidade de aprender e se divertir na copa das árvores, movimentando-se por meio de trilhas, passarelas ou redes."
fonte: DN (20/04/09)
Nenhum comentário:
Postar um comentário