Data: 22/04/2009
Nome: JULIO GOMES MARTINS
E-mail:
Assunto: ESPORTES RADICAIS - ECO IPU
A cidade de Formosa-GO, situada cerca de 80 km de Brasília-DF, conta hoje com mais quase 100 mil habitantes e é considerada a mais próspera do entorno do DF. Está situada próxima ao vale do Paranã, onde existe uma cachoeira por nome Itiquira (parecida com a bica do ipú).
Quando fui ao salto do Itiquira pela primeira vez, há mais de 20 anos, depois de chegarmos em Formosa percorremos uma estrada de 30 km de chão esburacado, com muita pedra e poeira (um verdadeiro raly). Hoje (e já faz tempo) está toda no asfalto e visitada diariamente por brasilienses e é roteiro obrigatório de turistas de vários estados que vêm a Brasília.
Pelas condições geográficas do Vale do Paranã, Formosa é ponto de encontro dos praticantes de esportes radicais e também é sede do Aero Clube do Planalto Central. Inclusive já houve em Formosa/Brasilia, uma ou duas edições do campeonato munidal de võo Asa Delta e a cidade faz parte do circuito nacional dessa modalidade. Na minha opinião, o crescimento de Formosa, em todos os aspectos, deveu-se à prática de esportes radicais na região.
Quando o turismo respeita o meio ambiente, este fica inteiro e quem ganha é o município. Lí no site da FEPACE (federação de parapente e asa delta do ceará) altos elogios a atual administração do Ipú, inclusive falaram sobre os projetos como o calçamento da estrada que leva à rampa dos saltos e um mirante com uma visão panorâmica do paredão da bica e da cidade.
Um dos organizadores ainda opinou que o cenário de Ipú é melhor que o de Quixadá para esses esportes. Esperamos que o Ipú entre no circuito nacional dessas modalidades o mais breve possível. O mundo ainda verá o verde que virá, a terra de Iracema é o Ipú é o Ceará
Nenhum comentário:
Postar um comentário