Data: 07/06/2009
Nome: HENRIQUE AUGUSTO PEREIRA PONTES - GUTO PONTES
E-mail: guto@secrel.com.br
Assunto: CT - artigos para uma civilidade URGENTE
Amig@s,
Estes dois artigos da CT, são para mim a imagem da URGÊNCIA de uma civilidade necessária e possível.
Notem que os artigos apontam absolutamente em direção de uma metodologia de solução de conflitos, negociação e para uma diagnose de profundidade dos problemas da nossa civilização atual.
Gosto de lembrar do pensamento do sábio ex-ministro Pedro Malan, quando perguntaram a ele como se resolvia determinado problema...etc. Ele respondeu seguro - não vou colocar entre aspas, porque não tenho o texto literal - conforme minha escuta: problemas complexos não se "resolvem" de uma forma linear...é preciso paciência com eles...vamos ajustando conforme a evolução, etc...não temos que pensar em termos de RESOLVER...mas, de conviver e ajustar...dirigi-lo para um horizonte melhor e desejado.
Considero esta reflexão do ex-ministro Malan muito didática! Procuro sempre lembrar que existem situações da vida cotidiana que possuem exatamente essa configuração complexa, que não podemos RESOLVER imediata e linearmente.
Os problemas sociais são complexos por natureza, pois, tratando de questões coletivas e entre atores diversos, sempre geram conflitos de interesses, confusão das esferas individual e coletiva, público e privado, etc...
Por isso, precisamos de NOVOS PARADIGMAS para lidar com essas questões. A Carta da Transdiciplinaridade é uma indicação recheada das novas possibilidades e recursos disponíveis a um novo entendimento de SER HUMANO e sua VIDA EM COMUM-UNIDADE.
Abraço a todos,
Guto.
Artigo 13
A ética transdisciplinar recusa toda e qualquer atitude que rejeite o diálogo e a discussão, qualquer que seja a sua origem - de ordem ideológica, científica, religiosa, econômica, política, filosófica. O saber compartilhado deve levar a uma compreensão compartilhada, fundamentada no respeito absoluto às alteridades unidas pela vida comum numa só e mesma Terra.
Artigo 14
Rigor, abertura e tolerância são as características fundamentais da visão transdisciplinar. O rigor da argumentação que leva em conta todos os dados é o agente protetor contra todos os possíveis desvios. A abertura pressupõe a aceitação do desconhecido, do inesperado e do imprevisível. A tolerância é o reconhecimento do direito a idéias e verdades diferentes das nossas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário