A história de um povo também é feita de minudências afetivas e verdades comezinhas.

[ Portal do "AS" - esprema AQUI ]

A CADA MEIA HORA UM PENSAMENTO DI RENTE
>

quinta-feira, 7 de maio de 2009

O Ipu TINHA

Data: 07/05/2009
Nome: FRANCISCO PAULO ROCHA DE OLIVEIRA
E-mail: paulurocha@uol.com.br
Assunto: "O Ipu Tinha"

Meu caro internauta Aragão Neto,

A triste expressão " O Ipu TINHA" a cada dia que passa fica mais na "moda" na "Terra de Iracema".

Estive no ipu por duas vezes durante o mês passado (abril) e fiquei decepcionado com a atual situação da cidade que no passado foi cantada em verso e prosa pela sua beleza.

Não demorará e os compositores ipuenses estarão compondo sobre a "FEIÚRA" do Ipu.

Fique certo disso. A coisa tá feia mesmo, meu caro.

Se já não bastassem as ruinas do seu patrimônio histórico (casarões, igrejinha , ex-estação ferroviária e outros ) e ambiental (riacho Ipuçaba e Bica) a FEIÚRA DO IPU ganhou mais um atrativo, a FÉTIDA E HORRENDA FEIRA DE SULANQUEIROS.

O que é aquilo meu caro Aragão Neto?

Grande parte do centro da cidade é interditado diante da invasão DESORDENADA de centenas de baracas horríveis...o trânsito de veiculos é bloqueado...as calçadas são obstruídas, tirando do cidadão o seu direito e ir e vir...os "permissionários" das barracas sujam toda a cidade...a EX-estação ferroviária é transformada no banheiro OFICIAL da feira...a fedentina de urina e fezes é sentida a várias quadras de distãncia... quando os "poleiros" são desmontados a cidade mais perece um "mar" de lixo de materiais descartaveis.

Como diria a letra de uma música do Chico Buarque : "MENINOS EU VI !!!." Não foi ninguém que me disse.

Voltando ao caso (sem jeito) da igrejinha, parece que os Santos que a protegem estão dando uma oportunidade para que os filhos e amigos do Ipu a fotografem pela última vez.

Agora, se apressem antes que ela despenque de vez.

O seu valioso SINO estar lá a mostra para sumir num passo de mágica como sumiu o relojão (e o sino?) da Matriz...se não fosse o seu peso acho que já teria aparecido (também) o "dono" dele.

Sem querer dá uma de profeta da desgraça, acho que a Igrejinha do Quadro não verá a próxima edição da Festa do Reencontro do Ipu.

A EX-estação ferroviária talvez ainda alcance o carnaval de 2009.

Acorda iPUENSE!!! Não esperem apenas pela AFAI...cobrem providencias da Prefeitura...provoquem os "poderosos" do município...as entidades de classe...as fundações do BB, CEF, Correios, etc...a IGREJA, iiiihhh, desculpem esqueci que não existe mais um Monsenhor Moraes no Ipu. Enfim descruzem os braços.


Paulo Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário