ADEUS Rainha do Forró
Por Airton Soares
Marinês, nome artístico de Inês Caetano de Oliveira (São Vicente Férrer, 16 de novembro de 1935 — Recife, 14 de maio de 2007) foi uma cantora brasileira de forró, baião e xaxado, entre outros ritmos.
foto:internet
Ipu... 1960, por aí assim. Contava com oito anos. Quando meu pai {Zé Marinho Soares }, mal chegava da bodega, botava logo pra truar os discos de cera, rotação 58`, na venerada "radiola do olho verde".
Lembro muito bem dos últimos versos da canção Gaúcho de Passo Fundo, de Osvaldir e Carlos Magrão – “Pra ver as prendas mais lindas do mundo cheguei em Passo Fundo no cantar do galo.” Outra música que me marcou foi... " Mamãe, eu vou pra lua, mamãe, eu vou morar lá..."
Tem mais, muito mais! Privo-me de citá-las. O texto ficaria longo e enfadonho para o contexto e o espaço que me cabe. Mas... a preferida mesmo era o “Pisa na Fulô", da pernambucana Marinês, a verdadeira Rainha do Forró, que faleceu na manhã desta segunda (14), às 9h45m. Sofreu um AVC.
“Pisa na Fulô
Pisa na Fulô REFRÃO
Pisa na Fulô
Não maltrata o meu amor.”
Também gostava de ouvir o "Peba na pimenta":
“Seu Malaquias preparou cinco pebas na pimenta,
Só do povo de Campinas convidou mais de sessenta
Entre todos convidados
convidou Maria Benta foi logo dizendo:
Se arder não quero não!”
Concluo essa pequena homenagem à Rainha do Forró com um trecho da música Desabafo. Essa, não sei cantar... Nem desafinado. Não conheço letra nem melodia, mas reproduzo aqui porque gostei da musicalidade dos versos e por denotar o costume, a irreverência e a bravura da mulher nordestina.
“Eu quero a minha vida
Como ela é
Como o povo sabe
Com o chão no pé
Como a água doce
Pra matar a sede
Me deitar na rede
Tomar o café..."
.........................Descanse em paz, Rainha!
Nenhum comentário:
Postar um comentário