A história de um povo também é feita de minudências afetivas e verdades comezinhas.

[ Portal do "AS" - esprema AQUI ]

A CADA MEIA HORA UM PENSAMENTO DI RENTE
>

terça-feira, 6 de abril de 2010

Cordel ipuense na Bienal do Livro

Data: 05/04/2010
Nome: RICARDO MARTINS ARAGÃO
E-mail: ricardo.boris@gmail.com
Assunto: Seu Gonçalo na Bienal do Livro

Prezado amigo Olívio,

Perdi uma ótima oportunidade de conhecer pessoalmente o maior ícone do cordel de nossa terra, Seu Gonçalo Ferreira da Silva, que é fundador da Academia Brasileira de Literatura de Cordel e atual presidente de honra da ABLC, quando ele veio à sua terra em agosto do ano passado. E, lamento ainda mais não poder ficar em Fortaleza até o dia de sua vinda à bienal. Por isso, peço ao amigo que, por favor, dê um forte abraço no conterrâneo Gonçalo Ferreira por mim.

Em tempo: ótimas dicas de poetas.

Forte abraço.
Ricardo



Data: 05/04/2010
Nome: OLÍVIO MARTINS DE SOUZA TORRES
E-mail: oliviomst@yahoo.com.br
Assunto: Literatura de Cordel

Caro Ricardo,
Pretendo visitar a Bienal do Livro, em Fortaleza, a fim de conhecer pessoalmente nosso conterrâneo Gonçalo Ferreira. Aprecio muito a literatura de cordel, pois comparo os nossos cordelistas aos trovadores da Idade Média. E, além do mais, agrada-me, sobremaneira, a poesia com rima e métrica. Para mim, os melhores poetas brasileiros foram os parnasianos e os românticos, cujas poesias tinham métrica e rima. Dentre eles, destaco: Olavo Bilac, Raimundo Correia, Vicente de Carvalho, Alberto Oliveira, Castro Alves, Fagundes Varela, Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu, Gonçalves Dias, dentre outros. Aliás, Olavo Bilac recebeu em vida o título de "Príncipe dos Poetas Brasileiros".
Cordialmente,
Olívio Martins


Data: 05/04/2010
Nome: RICARDO MARTINS ARAGÃO
E-mail: ricardo.boris@gmail.com
Assunto: O Cordel na Bienal do Livro

Cara Dalinha,

Ótima sugestão a da Bienal do Livro. Fico feliz pelo valor que está sendo dado ao cordel, tantas vezes relegado a uma forma “inferior” de cultura. Aliás, acho que esse preconceito perdura até hoje, praticados por muitos “intelectuais”. Contudo, aos poucos os versos matutos do cordel vão ganhando terreno e, se depender deste humilde rabiscador desses versos matutos, nossa cultura nordestina através do cordel jamais morrerá antes de mim (e talvez nem depois, pelos singelos escritos que deixarei). Tenho absoluta certeza que se depender de pessoas como você, fecunda acadêmica da ABLC, e do conterrâneo Gonçalo Ferreira da Silva, presidente de honra da Academia Brasileira de Literatura de Cordel, nosso cordel vai ainda mais além.

Deverei ir à Fortaleza no final de semana, mas não poderei ficar até o dia 14. E, infelizmente, perderei mais uma oportunidade de conhecer pessoalmente o grande poeta ipuense Gonçalo Ferreira da Silva.

Ricardo


Data: 05/04/2010
Nome: MARIA DE LOURDES ARAGÃO CATUNDA (DALINHA)
E-mail: dalinhaac@gmail.com
Assunto: CORDEL NA BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO DO CEARÀ

ABLC NA BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO DO CEARÁ

A Bienal Internacional do Livro do Ceará, que acontecerá de 08 a 19 de abril, terá como convidado especial o ipuense Gonçalo Ferreira da Silva presidente da ABLC, Academia Brasileira de Literatura de Cordel.
Aos interessados em prestigiar esse evento, abaixo as informações:

14 de abril | Quarta-Feira
Sala As Três Marias (Auditório B1) | 14h – 18h30min | Congresso
II Congresso Brasileiro de Poetas Cordelistas, Editores e Folheteiros
14h - Abertura: Composição de mesa com o Presidente de Honra do Congresso, cordelista Gonçalo Ferreira (Brasil/RJ), Crispiniano Neto (Brasil/RN), Homero Fonseca (Brasil/PE) e representantes de entidades de poetas populares (CECORDEL, AESTROFE, SOPOEMA, ABC, ACC, ACN e outros)
Declamação: poeta Zé Maria de Fortaleza

16h40 min às 18h20 min – Palestra: Cordel: do folheto de feira ao cordelivro
Convidados: Evaristo Geraldo/AESTROFE (Brasil/CE), Ana Cely Ferraz/Coqueiro Editora (Brasil/PE), Regina Ribeiro/EDR (Brasil/CE) e Gonçalo Ferreira/ABLC (Brasil/RJ)
Mediação: Klévisson Viana (Brasil/CE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário