A história de um povo também é feita de minudências afetivas e verdades comezinhas.

[ Portal do "AS" - esprema AQUI ]

A CADA MEIA HORA UM PENSAMENTO DI RENTE
>

quarta-feira, 11 de março de 2009

FUGA DOS CATÓLICOS

Data: 10/03/2009
Nome: JULIO GOMES MARTINS
E-mail:
Assunto: FUGA DOS CATÓLICOS

Só tenho a concordar com o mestre Claudio César no tocante aos ítens de 1 a 3, até porque são fatos inerentes aos princípios e dogmas da Igreja Católica Apostólica Romana, dos quais ele é profundo conhecedor, assim como outros mestres que ocupam este espaço com desenvoltura e maestria quando a pauta é religião.Todavia, o ítem 4 não condiz com a realidade, senão vejamos: durante a 44ª Assembléia Geral da CNBB,ano passado,o cardeal-arcebispo de São Paulo, Dom Claudio Hummes, se manifestou com muita preocupação sobre a evasão de fiéis da Igreja Católica e disse num lamento - "Não estamos conseguindo acompanhar a fé daqueles que batizamos!".

Na visita do papa Bento XVI ao Brasil este foi alertado sobre a evasão dos católicos, fato que se tornou um dos seus desafios e consequente preocupção. Quanto a questão da Reforma da Igreja, no início do séc. XVI, a evasão em massa se deveu em função da incitação de poderosos dissidentes, como Rei Henrique VIII (anglicanismo), rompeu com papa por este não lhe conceder o cancelamento de seu casamento e de quebra ainda levou as terras da Igreja Católica; Martinho Lutero (Luteranismo) apoiado por príncipes e reis e Jean Calvino (calvinismo) apoiado pela burguesia e banqueiros. Diferentemente dos dias atuais em que a massa religiosa católica (ou que se diz católica) se evade em função de decepções pessoais com a Igreja Católica e são presas fáceis da forte propaganda da igreja evangélica (vide programas diários em 4 canais abertos de TV).

Por outro lado, ainda neste ítem 4, o mestre Claúdio não deixa de ter razão, porque provavelmente usou como base o pensamento de uma corrente de bispos que dizem não ter preocupação com essa fuga, na retórica da qualidade sobrepujando a quantidade. Há um grande êxodo. E Dom Cláudio já cantou a pedra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário