Data: 25/03/2009
Nome: PAULO CÉSAR FARIAS TORQUATO
E-mail: paulo_torquato@hotmail.com
Assunto: REPASSANDO: Agressivo, invasivo ou submisso?
Agressivo, invasivo ou submisso?
25 de março de 2009 às 00:10
Por Michelle Veronese - www.administradores.com.br
Um arquear de sobrancelhas, um movimento sutil dos olhos e até mesmo a posição dos nossos braços podem comunicar mais do que mil palavras. E não estamos exagerando. Acontece que a linguagem do corpo é tão poderosa que, nas conversas cara a cara, quase tudo é dito através dela. “Apenas 35% da comunicação face a face é verbal”, exemplifica Allan Pease, no livro Body Language. O restante, segundo ele, é comunicado pelo nosso corpo, mesmo sem percebermos.
Agora, imagine o quanto essa comunicação silenciosa pode ajudar – ou atrapalhar – as relações humanas. Durante as conversas ou reuniões de trabalho, seu corpo, por exemplo, pode estar assumindo uma postura agressiva, submissa ou até mesmo desinteressada. Em contrapartida – e talvez sem perceber –, seus colegas podem reagir a esses sinais também demonstrando agressão, submissão ou desinteresse. É assim que começam os mal-entendidos e os problemas de relacionamento... Portanto, olho vivo na postura e nos gestos do dia-a-dia: eles podem revelar muito sobre a sua personalidade e a das outras pessoas.
Agressivo
É o tipo que fala alto, franze demais as sobrancelhas e encara demoradamente os outros. Durante as conversas, fica vermelho com facilidade e curva-se para frente, em atitude ameaçadora.
Dica: Procure relaxar e tente descobrir o que está levando você a agir dessa maneira. Caso contrário, o ambiente à sua volta sempre ficará tenso.
Invasivo
Toca demais as pessoas, dando tapinhas no ombro ou segurando o braço delas. Esse é o típico invasivo e, convenhamos, pouca gente se sente confortável ao lado de pessoas que agem dessa maneira.
Dica: Respeite a chamada “zona de conforto” alheia, mantendo alguma distância daqueles com os quais você não tem intimidade (até 0,5 metro, segundo alguns especialistas). Ou apenas evite tocar as pessoas durante as conversas.
Desinteressado
Olha para todos os lados, exceto para a pessoa com quem está conversando. Também costuma checar as horas, mexer nos papéis e canetas ou simplesmente se perder em devaneios durante as reuniões de trabalho.
Dica: Controle a dispersão e tente descobrir o que está prejudicando a sua concentração. Um trabalho entediante, muitas vezes, pode levar a esse tipo de comportamento.
Submisso
Com a cabeça baixa e o olhar frequentemente voltado para o chão, é o tipo que tenta passar desapercebido. Evita confrontos e se incomoda visivelmente com as pessoas de comportamento agressivo.
Dica: Erga o queixo e procure olhar as pessoas nos olhos ao se comunicar com elas. Assim, você passará uma imagem de autoconfiança e conquistará mais respeito dos colegas.
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