A história de um povo também é feita de minudências afetivas e verdades comezinhas.

[ Portal do "AS" - esprema AQUI ]

A CADA MEIA HORA UM PENSAMENTO DI RENTE
SALVEM AS VOGAIS

O que pode ser mais miserável do que uma pessoa faminta,
sem teto, sem futuro, sem saúde? Sabemos que não são
poucos os miseráveis do país, mas às vezes esquecemos da
quantidade também imensa de miseráveis que está em nossa
órbita, cuja barriga não está vazia, mas a cabeça, totalmente.

Acompanhei a transcrição dos chats que foram divulgados pela
imprensa, para que se saiba mais sobre o que aconteceu com
aquele rapaz que morreu num posto de gasolina, depois de uma
briga. Lula nem precisava levar os ministros para o Nordeste para
que eles conhecessem a pobreza extrema, bastaria que entrassem
numa sala de bate-papo virtual. Miséria psicológica também atola
um país.
Dependendo da escolha do assunto, é possível encontrar na
internet conversas que fazem sentido, com frases que têm começo,
meio e fim, mas na maioria das salas o que costuma rolar é um papo
furado da pior qualidade, com altos teores de vulgaridade e agressividade.
Um bando de seres abreviados, tal como escrevem. Um miserê de dar medo.
A fome de pão e leite tem que ser saciada com urgência, mas
nossa miséria é mais ampla e se manifesta de várias maneiras,
não só através da perda de peso e dos ossos aparecendo sob
a pele. Miséria é perda de discernimento. Perda de amor-próprio.
Perda de limites. Até perda de vogais: vc q tc cmg? Normal: códigos
de internautas. Mas me diz se não é o retrato da penúria?

Eu vejo miséria por todos os lados, em todos os andares dos edifícios,
dentro dos carros, fora deles, em portas de escolas e dentro delas, do
lado de fora da nossa casa ae também ali comodamente instalada,
miséria espiritual, miséria afetiva, miséria intelectual, indigências que
tornam o ser humano cada dia mais tosco e bruto. Eu sei que a vida
é assim mesmo, que os tempos são outros, que não adianta vir com
moralismo e com este papo de que a família tem que participar mais
da vida dos filhos, nada adianta, o rio vai seguir correndo para a mesma
direção. Eu sei. Mas não me conformo.

O alfabeto tem 21 consoantes, se contarmos o K, o Y e o W.
E apenas cinco vogais. Perdê-las é uma metáfora da miséria
humana. Cada dia abandonamos as poucas coisas em nós que
são abertas e pronunciáveis. Daqui a pouco vamos apenas rugir.
Grrrrrrr. E voltar para a caverna de onde todos viemos.

Martha Medeiros
>

terça-feira, 22 de novembro de 2011

► BICAD@S DE IPU – De bica ou de bico, conforme os acontecimentos

Que chuvas de bênçãos sejam derramadas sobre todos os ipuenses e amigos que estão contribuindo e que venham a contribuir à recuperação da Igreja Matriz do Ipu.
- jpMourão

# É assim mesmo: ipuense não promete, ipuense faz. Refiro-me ao trabalho de cooperação do atual presidente da AFAI – Associação dos Filhos e Amigos do Ipu – João Tomaz Lourenço Martins, junto ao padre Raimundo Nonato Timbó de Paiva, que batalha na recuperação da Igreja Matriz do Mártir São Sebastião, padroeiro do Ipu.

# Os trabalhos de recuperação da Igreja Matriz da Paróquia de São Sebastião são de recuperação do telhado (já concluída); do forro, som e parte elétrica (em fase de conclusão); piso, vitrôs, pintura e relojão (a serem iniciadas).

# A fim de arrecadar numerário a fazer frente à recuperação da Igreja Matriz do Ipu, o padre Raimundo Nonato está lançando um sorteio eletrônico a ser concretizado no dia 20 de janeiro/2012, na Praça Delmiro Gouveia, entre a igreja e a ex-prefeitura.

# Em Fortaleza, Ceará, a coordenação da venda das cartelas do sorteio eletrônico está sendo feita, com êxito, pelo conterrâneo e presidente da AFAI, João Tomaz Lourenço Martins. Cada cartela custa apenas 10 reais.

# Avisa o ipuense (mesmo) João Tomaz que os três sorteios, por serem eletrônicos, não necessitarão das presenças dos portadores de quaisquer das cartelas. Os prêmios são de 200, 300 reais e um automóvel Polo Sedan 2005 (1.6, semi novo, completo e único dono).

# Os sorteios, no entanto, podem ser ouvidos através das rádios Catedral FM e Regional AM, ou acompanhados pelo site da paróquia ipuense: www.paroquiadeipu.com.br/

# Os pedidos de cartelas ao coordenador de Fortaleza, Ceará, João Tomaz Lourenço Martins, podem ser feitos através do e-mail jtomazlm@hotmail.com ou pelos telefones (85) 3278-2163 e 9645-1509. Ele diz estar pronto a atender e acrescentar as informações que se fizerem necessárias.

# É estimulante, agradável, acompanhar a luta do confrade da Academia Ipuense de Letras. Ciências e Artes, Olívio Martins de Sousa Torres, para “levar o nome do Ipu a todas as nações e povos do mundo”, através de selo com a Bica do Ipu, que ele denomina “Salto do Ipuçaba.”

# A peleja do conterrâneo Olívio Martins, junto à Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (EBCT) – Setor de Filatelia –, vem desde 2003, afirma ele nas suas reivindicações, explicando que “o selo é um passaporte que não precisa de visto.” E acrescenta: “Ele vai a todos os países, independentemente de raça, cor, ideologia e credo.”

# O médico, acadêmico e presidente de honra da Academia Ipuense de Letras, Ciências e Artes, Thomaz de Araújo Corrêa, vai receber, no próximo dia 25 (sexta-feira), o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

# A solenidade vai começar às 19h30min, no Auditório Central da UVA, Campus da Betânia, Sobral, Ceará, conforme diz o convite formulado pelo reitor, professor Antônio Colaço Martins, que quer para os conselheiros, veste talar, e para os convidados, passeio completo.

# A solicitação de comparecimento está sendo expedida, eletronicamente, pelo chefe de gabinete da UVA, José Luiz Lira, que é também presidente da Academia Sobralense de Estudos e Letras, e acadêmico correspondente da Academia Ipuense de Letras, Ciências e Artes, em Sobral, Ceará.

# A Casa da Cultura Professora Maria Valderez Soares vai abrigar, no próximo dia 30, das 08 às 17 horas, a III Conferência Municipal de Cultura de Ipu, Ceará. O pedido de comparecimento é da Comissão Organizadora Executiva, através da presidente, Maria da Conceição Araújo Leite Amaral. O evento, diz o convite, substituirá o Plano Municipal de Cultural do Ipu.

# Dia 10 de dezembro, às 10 horas, a Academia Ipuense de Letras, Ciências e Artes vai lançar a Revista Acadêmica nº 2 (Poesias e prosas para o Ipu – 171 anos), na sede da Academia Cearense de Letras, Rua do Rosário 1, Centro, Fortaleza, Ceará.

# Na ocasião, a Revista Acadêmica será distribuída com os coautores - acadêmicos e escritores convidados – além de comemoração do Natal da Academia Ipuense, congratulações aos aniversariantes do mês e coquetel.

# Para esse evento estão convidados todos os acadêmicos, ipuenses, amigos e familiares. A Academia Ipuense de Letras, Ciências e Artes avisa que o traje será esporte fino – os acadêmicos deverão usar o colar e as acadêmicas o fardão.

# Por outro lado, esta é a última solenidade da Diretoria Avançar – biênio 2010/2011 - em Fortaleza, Ceará. No Ipu será nos dias 13, 14 e 15 de janeiro/2012, com a comemoração do sexto aniversário de criação da Academia, posse de novos acadêmicos, lançamento da Revista Acadêmica 2 e realização do 1º Encontro Cearense de Escritores.

# No Livro de Visitas do site da AFAI convite para o VI Dia Cultural de Baixa Larga, a realizar-se dia 10 de dezembro deste 2011. O chamado é da Biblioteca Comunitária de Baixa Larga, Francisco de Assis Lima, postado pelo conterrâneo Francisco Cláudio Sousa.

# Hoje, que bom e quão delicado, agradável mesmo, escrever esta coluna só com bicadas de BICA. Melhor seria se as bicadas de BICO desaparecessem. Mas, infelizmente, há dependência – quem as determina são os acontecimentos, as fotos.

* * * * *
Ouviram?!
Não do Ipiranga,
mas do busto do monsenhor ipuense
Gonçalo de Oliveira Lima, ao lado da Igrejinha do Quadro.
- jpMourão

Nenhum comentário:

Postar um comentário