A história de um povo também é feita de minudências afetivas e verdades comezinhas.

[ Portal do "AS" - esprema AQUI ]

A CADA MEIA HORA UM PENSAMENTO DI RENTE
>

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

16ª FESTA DO REENCONTRO

16ª FESTA DO REENCONTRO

DOS FILHOS E AMIGOS DO IPU

Foi com grande animação e entusiasmo que os ipuenses e amigos da Terra de Iracema prestigiaram a tradicional Festa do Reencontro da Afai, realizada no sábado, 15 de janeiro de 2011, na praça do Quadro da Igrejinha, em Ipu.

O evento teve como mestre de cerimônia o radialista Jurandir Araújo, que agradeceu a presença de todos e convidou o presidente da Afai no biênio 2009/2010, Henrique Augusto Pereira Pontes (Guto Pontes), que ressaltou a tradição da Festa do Reencontro, enfatizando que esta edição seria marcada pela exclusividade de talentos ipuenses.

HOMENAGENS

A 16ª Festa do Reencontro teve a costumeira entrega do Trofeu Iracema e Comenda de Prata, bencomo uma homenagem à Senhora Sergina Alves Pinto, uma senhora com avançada idade, merecedora de todo o nosso respeito e carinho, mas que ainda enfrenta os tabus impostos por uma sociedade com resquícios discricionários.

A Comenda de Prata, outorgada a ipuenses ou amigos do Ipu que se destacaram como memórias vivas de nossa história, foi concedida ao Sr. João Evangelista Campos (Seu Janjão) e Pedro César Tavares.

Telma Lima entregando a comenda a Luciano, neto de Seu Janjão

Evander Lopes homenageando Pedro Tavares na pessoa de seu filho Atico

O Trofeu Iracema, honraria concedida a ipuenses ou amigos do Ipu com destaque em algum dos diferentes ramos profissionais ou cultural, foi entregue ao médico Dr. Vagner Martins de Paiva e ao advogado, ex-presidente da Afai, Abílio Lourenço Martins.


Alice Mesquita passando o Trofeu Iracema às mãos do Dr. Vagner

Abílio Martins recebendo de Chico Parnaibano o Trofeu Iracema

A homenagem à senhora Sergina, foi um gesto de rompimento de paradigmas por parte da Afai e simbolizou um basta à hipocrisia e puritanismo persistentes na nossa sociedade, por demais corroída e míope para seus próprios pecados. Fez-se o justo e Dona Sergina - com toda sua simpatia e alegria - foi digna de cada pétala de flor daquele vasto e colorido buquê que recebeu das mãos do afaiense Abílio Martins, em nome de toda nossa Associação de Filhos e Amigos do Ipu.

Abílio Martins prestando homenagem à Dona Sergina Alves

Ioneide, sobrinha de Dona Sergina, fazendo o agradecimento da família

Tendo em vista o desprendimento de doar sua verba parlamentar para a restauração da Igreja Nossa Senhora do Desterro (Igrejinha), o Deputado Manoel de Castro recebeu o título de Sócio Benemérito da Afai por esse relevante serviço prestado ao Ipu e à sua história.

A NOVA DIRETORIA

Guto Pontes voltou ao palco para anunciar e dar posse à nova diretoria da Afai, eleita em Assembleia Geral na manhã daquele mesmo dia, chamando o novo presidente da entidade, o ipuense João Tomaz Lourenço Martins (Tontim). Em ar de despedida e com o pleno sentimento do dever cumprido, Guto agradeceu penhoradamente a todos que estiveram ao seu lado, colaborando com sua gestão, membros ou não da diretoria da Afai.

Tontim, ao tomar a palavra, agradeceu ao companheiro Guto Pontes e enalteceu sua postura à frente da entidade, sempre atuando com denodo e ética, além de ter honrado todos os compromissos assumidos com fito nos interesses da Afai e do Ipu. Tomaz inclusive enfatizou que, não obstante a relação consaguínea com o prefeito Sávio Pontes, Guto Pontes “jamais misturou alhos com bugalhos” enquanto presidente desta associação, tendo sido sempre muito leal aos companheiros e um aguerrido lutador nas frentes de batalha encampadas pela Afai nos últimos anos, principalmente no campo diplomático, de relações institucionais.

Tontim, em seu primeiro discurso como presidente da Afai

Em seguida, Tontim anunciou a nova diretoria da Afai e passou a falar sobre os desafios da instituição para o biênio 2011/2012, gestão que tem o lema "Pisando no Chão do Ipu" simbolizando uma Afai fisicamente mais voltada para a Terra de Iracema.

PISANDO NO CHÃO DO IPU

A gestão “Afai, Pisando no Chão do Ipu” dá início também a uma nova fase na Associação dos Filhos e Amigos do Ipu, com o encaminhamento de novas iniciativas e a sequência de outras já encampadas pelas diretorias anteriores como, por exemplo, a efetiva restauração da Estação Ferroviária e sua destinação como sede de uma Biblioteca Pública e também a restauração da Igrejinha do Quadro, que se encontra em fase inicial e que terá o acompanhamento da Afai, sempre participando firmemente desde o início desse processo.

Tontim observou também o caráter de independência da Afai, que, não obstante se tratar de um ente eminentemente político, jamais poderá ter cor partidária, tendo a maturidade para aplaudir ou criticar, quando necessário, tudo o que diga respeito ao interesse público em Ipu.

O novo presidente lembrou também que a Afai não se furtará às parcerias com órgãos públicos, privados e com a sociedade civil ipuense, para a concretização das ações em prol desta terra e de seu povo.

A FESTA

Após as merecidas homenagens, deu-se início à festa propriamente dita e que foi um absoluto sucesso!

A Afai, como uma forma de resgatar os bons tempos das primeiras “Noites do Reencontro”, realizadas ali mesmo, no Quadro da Igrejinha, abriu mão de um evento de maior envergadura - como foi o do ano de 2010 - e levou ao palco apenas artistas da terra, que demonstraram o quanto o nosso Ipu é rico em talentos. Prestigiaram a grande Festa do Reencontro, o Grupo Choro Feliz, o sanfoneiro Carlinhos Sampaio e Forró Raízes do Sertão, além de apresentações de Raimundo Augusto e Fátima Melo, Agenor, Judite Soares, Ivanir do Bandolim e sua esposa Aline.

O Grupo Choro Feliz abriu o espetáculo com um belo show de chorinho, no qual interpretou diversos sucessos do gênero além de músicas de artistas locais como Zezé do Vale e Carlos Gil.

Grupo Choro Feliz

O afaiense Marcílio Lima e seu inseparável tamborim

Em seguida, outros talentosos artistas da terrinha deram o ar da graça e, realmente com muita graça, abrilhantaram ainda mais àquela bucólica noite de reencontro. Subiram ao palco os irmãos Raimundo Augusto e Fátima Melo, num dueto fantástico de violão e voz que encantou o público presente. A maestria de Raimundo Augusto e a afinação da Fátima foi um momento especial da noite!

Fátima Melo e Raimundo Augusto

Continuando o espetáculo, subiu ao palco o grande violonista radicado no Ipu, Agenor, que encantou a todos com seu dedilhar suave e harmônico nas seis cordas de seu pinho. Agenor fez dueto com Fátima Melo em duas belíssimas canções e foi outro momento marcante na noite.

Fátima Melo e Agenor

O próprio Agenor aguardou com seu violão a chegada de outra afinada voz feminina de nossa terra, Judite Soares, que emocionou a todos interpretando dois inesquecíveis sucessos. Parece não ter fim o talento dos músicos ipuenses!

Judite Soares e Agenor

Dando seguimento à noitada, eis que chega ao palco o casal Ivanir e Aline, ele com sua guitarra e ela com sua doce e afinada voz. Este foi outro ponto de destaque dessa grande festa!

O casal de artistas: Aline e Ivanir do Bandolim (tocando guitarra)

Enquanto isso, muitos ipuenses e amigos se confraternizavam na praça! Encontros, reencontros, abraços, muitos abraços entre um bate-papo e outro, entre um drinque e outro, entre uma mesa e outra... foi uma noite, como sempre, inesquecível!

Mas não estava nem perto do fim, afinal, São Pedro cooperou e deixou a chuva para a segunda-feira, permitindo que o grande sanfoneiro Carlinhos Sampaio, acompanhado do grupo de forró Raízes do Sertão, tocasse o tradicional pé-de-serra para o deleite de todos que não arredavam pé da pracinha do Quadro. A animação foi completa nessa hora!

Carlinhos Sampaio e o grupo Forró Raízes do Sertão

Carlinho Sampaio e seu acordeon

Estava confirmado o que todos já sabiam: o artista ipuense esbanja talento e a decisão dos organizadores da festa em prestigiar somente os músicos da terra foi a mais acertada!

O forró comeu até altas horas da madrugada, mas isso não significou o fim da noitada. Afinal, muitos relutavam em deixar a praça e, enquanto restou uma última mesa, lá estavam alguns ipuenses ainda curtindo aquela maravilhosa e inesquecível Festa do Reencontro dos Filhos e Amigos do Ipu, que foi simplesmente FANTÁSTICA!

NOTA DE AGRADECIMENTO

A Afai agradece encarecidamente a todos que colaboraram para a realização da 16ª Festa do Reencontro, em especial às empresas: Gráfica Cearense, Mundi Fiat, CG Veículos, Sitônio Veículos, Rádio Iracema, Fret Car ; à Prefeitura Municipal de Ipu, que não poupou esforços na limpeza, iluminação da praça e instalação e fornecimento de energia elétrica às barracas; à gloriosa Polícia Militar do Estado do Ceará e Guarda Municipal de Ipu, que se fizeram presentes na Festa do Reencontro para garantir a ordem, a tranquilidade e a paz de todos no evento; à Schincariol pela parceria no apoio logístico de bebidas, mesas e barracas e por acreditar no sucesso de nosso evento; aos laboriosos barraqueiros que, seja vendendo um salgado, sanduíche, espetinho ou um simples saco de pipoca, também contribuíram sobremaneira com desfecho positivo dessa grande festa; aos artistas que abrilhantaram essa festiva noite; aos diretores da Afai que se dedicaram ao longo dos últimos meses para a realização da 16ª FR; e, finalmente, a todos que compareceram a essa magnífica festa, sem os quais a mesma não teria tido o brilho que teve.

Ipu, janeiro de 2011

.

Redação e Edição

Ricardo Aragão

Realização


Nenhum comentário:

Postar um comentário