A história de um povo também é feita de minudências afetivas e verdades comezinhas.

[ Portal do "AS" - esprema AQUI ]

A CADA MEIA HORA UM PENSAMENTO DI RENTE
>

domingo, 19 de dezembro de 2010

AILCA, UMA NOITE DE LUZ NO CENTRO CULTURAL OBOÉ, SEGUNDO FREI AQUINO


Com cerca de 80 participantes – acadêmicos, escritores, correspondentes, amigos e familiares -, a Academia Ipuense de Letras, Ciências e Artes (AILCA) deu show no relançamento da sua REVISTA ACADÊMICA Nº 1 (Poesias e Prosas para o Ipu – 170 anos), quinta-feira (16/12), em Fortaleza, Ceará, anteriormente lançada (2/10), no Ipu.











A solenidade girou em torno do presidente da AILCA, acadêmico Sebastião Valdemir Mourão, e dos acadêmicos oradores do evento Francisca Ayla Oliveira Costa, que falou sobre a Academia Ipuense, destacando o seu valor incomensurável para o Ipu, a partir da sua criação; João Martins de Souza Torres, apresentou a primogênita (mas não filha única) Revista Acadêmica da AILCA e destacou seus organizadores; Augusto Pereira Pontes, sobre o encarte (CD), com a música Nascente do Ipuçaba e telas das acadêmicas Ana Lucila Aires Martins e Maria Vanda Torquato Scorsafava; frei Aquino Rodrigues Torres, dizendo ser “uma noite de luz, de muita luz, uma noite de imensa luz”, saudou a todos exaltando o menino Jesus e desejando um Feliz Natal; Abílio Lourenço Martins, lembrou a criação da Academia quando presidente da AFAI, destacando o quanto vem sentindo-se feliz com ela); e Manoel Evander Uchoa Lopes falou da sua satisfação em poder louvar e cumprimentar os organizadores e produtores do primeiro livro da AILCA.



Finalizando, o presidente Valdemir Mourão agradeceu a presença de todos e destacou os dois escritores que enalteceram, muito, a Revista Acadêmica nº 1: Maria do Carmo Melo Mesquita (Fair Melo), de 87 anos, e Leonardo Brasil de Matos Mourão, de 16. No mesmo momento, o professor Mourão convidou todos os acadêmicos – os que participaram e os que não participaram da primeira revista – a começarem seus trabalhos para publicação na Revista Acadêmica nº 2, cujo edital para o início da edição será divulgado dia 14 de janeiro próximo, no Ipu. Portanto, que a Revista Acadêmica nº 2 (Poesias e Prosas para o Ipu – 171 anos) seja mais volumosa e mais rica do que a primeira. Espera-se !




A REVISTA ACADÊMICA

A “Revista Acadêmica nº 1 (Poesias e Prosas para o Ipu – 170 anos) marcou um avanço na avançada história da Academia Ipuense de Letras, Ciências e Artes (AILCA). Na história do Ipu, pela comemoração de seus 170 anos de emancipação política, marcados por uma obra acadêmica que registra para a posteridade a veia artística e literária de seus filhos. Na história da AILCA, pela participação de 29 escritores, acadêmicos e convidados de alguma forma ligados à terra de Iracema ou aos filhos de Ipu. Os trabalhos foram apresentados em prosa, verso e filetes da história da bela terra de Delmiro Gouveia.
















OS ORGANIZADORES

Sebastião Valdemir Mourão, José Airton Pereira Soares e João Pereira Mourão são ipuenses, escritores, verdadeiros soldados batalhadores pela causa de Ipu. São professor universitário, palestrante e jornalista, respectivamente. Cada um com seu estilo de luta e de reivindicação; com temperamentos próprios, mas todos três com participações e lutas em prol do melhor para o município ipuense e para a Academia.

São ativos participantes de inúmeras atividades literárias, artísticas e sociais, podendo-se resumir no seguinte: Sebastião Valdemir Mourão – o mestre de Português; José Airton Pereira Soares – o PAI (professor, ator e instrutor); e João Pereira Mourão – o jornalista instigador.


Ethice Reverentia Dignitas
(Ética – Respeito – Dignidade)

João Pereira Mourão, diretor de
publicação e marketing da AILCA,
biênio 2010/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário