IPU REMINISCENTE – NOITE EM PORTUGAL E NOVAS PROFESSORAS
IPU - UMA NOITE EM PORTUGAL
Por jpMourão - publicado no jornal O POVO
de 13 de outubro de 1971,na então
página dos Municípios
O Patronato Sousa Carvalho viveu, em Ipu, semanapassada, momentosque podemos dizerinesquecíveis de suahistória. Realizou o Patronato uma festaque falou população ipuense de beleza, de arte, de literatura e de folclore. Realizou “Uma Noiteem Portugal”. Naquele momento o paíslusitano foi aténós ipuenses, transportado através da melodiaharmoniosa dos fados e da presençafascinante das damasaristocratas, numa autentica demonstração da elite portuguesa.
Da região do Minho, graciosas damas desfilaram mostrando a simplicidade os costumes e encanto do povointerioranoportuguês. Naquela noite, Brasil e Portugal, em Ipu, se encontraram emumamplexofraternal e amigo.
SAUDAÇÃO
E por falarmos emPatronato e fraternidade, indispensávelnos é saudar o Patronato Sousa Carvalho, com uma salva de nossas bacamartadas, pelafesta da gratidão, do amor e da esperança, realizada porocasião do recentetranscurso dos 20 anos de fundação e emconseqüência do trabalhopeloprogressoeducacional de Ipu. Igualmente, saudar a toda Ipu porter se genuflexado em agradecimentos à família Sousa Carvalho, ao Mons Francisco Ferreira de Morais, às abnegadas “Filhas de São Vicente” e dedicadas Mestras pelaexistência do Patronato, parcelaviva na lutapor uma Ipu cadavezmelhor e maisculta.
<> <> <> <> <>
IPU FORMANOVAS PROFESSORAS
Por jpMourão - publicado no jornalTRIBUNA
DO CEARÁ de 24 de novembro de 1971, na
entãopáginaTribunanosMunicípios
A direção e as formandas, de 1971, da EscolaNormalPedagógicaSagradoCoração de Jesus estão distribuindo convites às autoridades civis, militares, eclesiásticas e jornalísticas de Ipu, e ao povoemgeral, para se dizerem presentes às solenidades de suasformaturas, no dia 27, próximosábado, às 18 horas e 30 minutos, no Patronato Sousa Carvalho. Do programa consta uma missaemação de graças, celebrada pelo Mons. Francisco Ferreira de Morais, entrega de diplomas e benção dos anéis, na CapelaNossaSenhora das Graças, do Patronato.
A turma tomou o nome da irmã Apolline Antão, superiora do Patronato Sousa Carvalho. Comopatrono o Mons. Francisco Ferreira de Morais, pároco de Ipu. Comoparaninfo o jornalista José Osvaldo de Araújo, um dos ipuenses quemaisama o Ipu, suascoisas e suagente.
Homenagemespecial ao Sr. Nilo de Sousa Carvalho, ilustrefilho de Ipu, radicado no Rio de Janeiro. Homenagem de gratidão à coordenadora do cursonormal, professora Maria Valdemira Coelho Melo e aos professores Francisco de Assis Martins, Zélia Farias Correa, Maria Ceci Araújo e Maria Valderez Soares. Homenagem de saudade às valorosas irmãs, Mendes, Bernadete Aragão e Luisa Abreu, pelas suasconstanteslutaspor uma juventude ipuense sempremelhor.
CONCLUDENTES
Constituem a “Turma Irmã Apolline Antão”, as concludentes: Francisca Tarcisia Martins, Lisde Maria Martins de Araújo, Teresinha Araújo Tavares, Francisca de Sousa Martins, Lastênia Negreiros Veras, Francisca Fátima Pereira, Maria do SocorroDiasXerez, Maria Elenilde Alves Fonteles, Maria Salete Barros, Maria das Graças de Oliveira, Maria Itanira Araújo Soares – oradora, Maria Socorro Quixará Timbó, Nila Medeiros de Araújo, Selma Regina Lima Freitas, Maria Itaci Bezerra Felizola, Francisca Rodrigues de Paula, Maria Dolôres Barbosa Martins, Maria Ionele Marques, Maria Valdemira Coelho Melo, Maria Cléa Soares, Maria Auzenir Alves de Oliveira e Francisca Iralice Matos de Oliveira.
Todas as professorandas expressaram os seusreconhecimentos a quantos proporcionaram essedia de felicidades. Ao final, emversos disseram elas: “A Deusumvoto: Louvor! Aos pais, umsorriso: Amor! Aos mestres, uma promessa, amizade! Ao colégio uma lágrima: saudade!”
O convite foi muitobem bolado. Bastadizerque possui na capaumdesenho da nossaconhecida e decantada Bica do Ipu, atéentão abandonada pelospoderespúblicos, queaindanão quiseram entender o seuvalor turístico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário