Créditos para o Blog do Kléber Teixeira
CARNAVAL DE IPU COM POUCO FLUXO DE TURISTAS
Nos últimos anos o período carnavalesco em Ipu tem sido caracterizado pela pouca presença de turistas. O Carnaval da cidade de Ipu nos anos 80 e 90 já chegou a fazer sua capacidade hoteleira ficar totalmente preenchida . No momento, os principais hotéis da cidade se encontram com uma média de 30% da sua capacidade ( O blog pesquisou todos os hotéis da cidade). Muito pouco para o potencial turístico da cidade.
Concluímos que o Carnaval de Ipu, sobretudo na administração da Prefeita Corrinha do Torrim( 2005-2008) e nos primeiros anos da Gestão de Sávio Pontes, têm conseguido fazer um carnaval apenas modesto e dentro da média. Dessa forma, percebemos que a grande virtude desses últimos anos têm sido conseguir trazer de volta os ipuenses que não residem na cidade, para passarem o período momino por aqui.
Os turistas que por aqui apontam, são breves em sua estadia e se resumem a uma visita a Bica do Ipu ( foto acima batida hoje). Praticamente não deixam dinheiro na cidade. Partem para outras cidades da Ibipaba que há muito superam o Ipu nesse quesito.
Revitalizar o Carnaval de Ipu vai muito além de promover a vinda de bandas baianas e de apoiar Blocos Carnavalescos. Precisamos de uma agenda cultural atraente e um marketing forte e agressivo e não feito amadoramente e de última hora. O primeiro passo pode ser dado ainda atual Administração Municipal com o ousado projeto de revitalização da Bica do Ipu e do seu complexo ecológico.
domingo, 14 de fevereiro de 2010
BLOCO DA MALA CONTAGIA FOLIÕES IPUENSES
O Bloco da Mala abriu oficialmente ontem o Carnaval 2010 de Ipu. Milhares de pessoas foram prestigiar o evento, o qual teve início as 20:00Hs e se estendeu até as 23:00Hs com o Bloco desfilando pelas ruas da cidade, sendo animado pelos Maiorais do Frevo(comandado pelo Maestro Jorge Nobre do Sax).
A concentração inicial aconteceu no Bar o Bokuet do Mauricio Bessa e foi prestigiada pelo Prefeito Sávio Pontes (foto acima ao lado com Maurício).
Foi muita alegria. Tudo ocorreu tranquilamente com o desfile de várias malas e com a presença de muitos “malas” também. Famílias ipuenses se fizeram presente inclusive com a criançada. O evento contou com o apoio de Marcelo Carlos(foto abaixo com o blogueiro) e teve o suporte da Prefeitura de Ipu. O carro de som do empresário Zezé Carlos serviu de palco para a banda.
O folclórico e tradicional Bloco da Mala foi criado em meados da década de 80. O folião Raimundo Lundú ao chegar de Trem na cidade, foi até a mercearia do Dequinha Mororó no Mercado Público e resolveu ironicamente comprar uma mala para ir ao Grêmio Ipuense. Daí, os demais amigos Sidney Freitas, Magela Aragão, Zé Maria Holanda e Júlio (Neguim do Lauro) aderiram a brincadeira. Nos anos seguintes, o Bloco recebeu o apoio do então Prefeito Milton Pereira e liderado pelo Sidney Freitas o “Magal”, passou a abrir o carnaval de Ipu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário