quarta-feira, 15 de abril de 2009
Monsenhor Moraes - falecimento
Data: 15/04/2009
Nome: JOÃO PEREIRA MOURÃO
E-mail: jpmourao.imoveis@jpmourao.com.br
Assunto: Morte de benfeitor do Ipu
FALECE MONSENHOR MORAES, O MAIOR BENFEITOR DO IPU
==================================================
Faleceu hoje, às 4h30min, aos quase 98 anos, o monsenhor Francisco Ferreira de Moraes, com certeza o maior benfeitor do Ipu. A família ainda não marcou a hora da missa e ele está sendo velado na sua residência.
BIOGRAFIA
O monsenhor Francisco Ferreira de Moraes era filho de José Olímpio de Moraes e de D. Maria Ferreira da Conceição de Moraes. Nasceu em Crateús, Ceará, aos 09 de agosto de 1911. Foi batizado aos 09 de setembro do mesmo ano.
Estudou o curso primário na sua terra natal. O secundário fez no Seminário Menor de Sobral de 02 de fevereiro de 1927 a 30 de novembro de 1931. O curso superior: Filosofia e Teologia no Seminário da Prainha, em Fortaleza, de fevereiro de 1932 a outubro de 1937.
Começou sua vocação, como acólito - matriz de Crateús, sendo Vigário, o Pe. José Juvêncio de Andrade.
Recebeu o presbiterado no dia 31 de outubro de 1937, na Matriz de Crateús, hoje catedral por D. José Tubinambá da Frota, Bispo da Diocese de Sobral. Sua primeira missa solene foi a 10 de novembro do mesmo ano, no mesmo local da ordenação.
Atividades pastorais e outras: Após a ordenação foi designado Pároco de Nova Russas-CE., onde permaneceu durante mais de 10 anos. De lá, se transferiu para a Paróquia de lpu, cuja posse se deu a 10 de janeiro de 1947, onde ele permaneceu até sua morte, ou seja, por mais de cinco décadas.
A atuação do Mons. Moraes como sacerdote foi coroada de pleno êxito, pelas suas qualidades morais, aprimorada cultura, brilhante orador sacro e virtuoso sacerdote. No campo literário, publica "Eu e meus versos (1996); A poesia que canta (2002) e A voz do coração (2005)", onde comprova com notáveis sonetos e primorosas poesias, a sua inspiração verdadeiramente poética.
Fundou o Sindicato dos Trabalhadores Rurais; Patronato Sousa Carvalho; Ginásio Ipuense; Escola profissional; Maternidade Hospital Dr. Francisco Araújo; Posto de Puericultura; implantou os primeiros telefones; organizou a Banda de Música; o Centro Social Urbano. Conseguiu com o Governo do Ceará, a estrada de Canindé a Ipu; implantou a Rádio Catedral FM, dentre tantos benefícios para a população ipuense.
Em 31 de outubro de 1987, celebrou seu Jubileu de Ouro, entre aclamações e júbilo de todos os seus paroquianos. Em 1955, foi agraciado pela Santa Sé com o título de Camareiro Secreto do Papa Pio XII, como estímulo e reconhecimento de seus trabalhos apostólicos.
Em 2007, com 96 anos de idade, o Decano do Clero Sobralense, celebrou os seus 70 anos de Ordenação Sacerdotal, como ele costumava afirmar: “com os pés no chão e a cabeça no lugar”.
jpMourão = João Pereira Mourão * Ipu/Fortaleza, CE
***** AMOR SEM SECTARISMO AO IPU E SUA GENTE!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
IPU NOTÍCIAS mais acessadas
22 06 2025 IPU NOTÍCIAS As mais acessadas da semana Vereador de Ipu (CE) chama prefeita de 'reborn' e ela rebate: 'Deboche e mi...
-
Créditos: Ignez Ferraz Meu avô Archimedes Posted at 22/04/09 by Pekito ...
-
Data: 20/04/2009 Nome: FRANCISCO PAULO ROCHA DE OLIVEIRA E-mail: paulurocha@uol.com.br Assunto: LANÇAMENTO DE LIVRO - RAÍZES DO TIMBÓ Na pr...
Nenhum comentário:
Postar um comentário