A história de um povo também é feita de minudências afetivas e verdades comezinhas.

[ Portal do "AS" - esprema AQUI ]

A CADA MEIA HORA UM PENSAMENTO DI RENTE
>

segunda-feira, 2 de março de 2009

TV GLOBO X TV DIÁRIO - parte III

Data: 02/03/2009
Nome: FRANCISCO PAULO ROCHA DE OLIVEIRA
E-mail: paulurocha@uol.com.br
Assunto: TV GLOBO X TV DIÁRIO - parte III

"O assunto que praticamente monopolizou as atenções e discussões na semana passada foi o encerramento da transmissão da TV Diário através de sinal do satélite.

A emissora deixou de ser captada na área de abrangência do satélite – todo o Brasil e alguns países da América do Sul – e agora tem seu sinal captado apenas no estado do Ceará e em algumas cidades fora, com sinal fechado.

Houve manifestações de alguns sítios e blogs sobre o episódio. O fato, entretanto, necessita de reflexões, tanto em relação às suas causas quanto às imbricações.

A versão que correu na internet e borbulhou nas conversas foi de que a retirada do sinal da TV Diário do satélite deu-se devido à pressão da Rede Globo.

A TV Verdes Mares – assim como a TV Diário integrante do Sistema Verdes Mares de Comunicação, que inclui ainda o jornal Diário do Nordeste, a FM 93 e a AM Verdinha – é afiliada da rede carioca no Ceará, e, segundo foi especulado nas discussões via blogues, o SVM recebeu pressão de perder a retransmissão da rede, que estaria incomodada com uma suposta grande audiência da emissora cearense.

Não é de hoje a emissora vem alarmando ser detentora de uma grande e crescente audiência no País.

A programação da TV Diário, salvo uma ou outra honrosa exceção, é marcada pelo amadorismo e pelo grotesco.

São mais de quatro horas diárias – contando com a reprise – dedicadas ao “jornalismo policialesco”, telejornais com abrangência local, programas de auditório burlescos e uma série de atrações de qualidade abaixo do duvidoso.

A emissora tem ainda programas de humor caricatos, com textos paupérrimos e, como se não bastasse, um no qual uma apresentadora balzaquiana com trajes sensuais posa de educadora sexual e um travesti expões go go boys.

Na parte esportiva, apenas o “emocionante” campeonato cearense de futebol. Interpretando a versão da pressão global, a TV Diário ameaça o poderio da rede nacional mais do que a Record, o SBT e a Bandeirantes.

Seria uma heresia acreditar que a emissora cearense representasse algum tipo de preocupação para a Globo, mais do que as reais concorrentes.

O Ceará, por exemplo, é o estado que apresenta um dos melhores desempenhos da Record na briga contra a Globo.

Os números apontam que, em muitos casos, a emissora paulista chega a ganhar por muitos pontos da concorrente carioca, notadamente no horário nobre.

De um lado a Globo com a novela “Caminhos da Índia”, do outro a Record com “Chamas da Paixão”. E aí a TV Diário ameaçando com programas como Clube do Brega, Paz e amor, Forrobodó e outros?

Uma reunião com os apresentadores foi realizada para a comunicação da retirada do sinal do satélite.

A emissora não se manifesta, obviamente, esclarecendo o que aconteceu, apenas evasivamente.

Como não poderia deixar de ser as versões paralelas também circularam.

E, obviamente, não apontam para essa tal “ameaça” da emissora local à poderosa Globo, mas para outro fator: financeiro.

A emissora sempre foi deficitária. O aluguel do canal do satélite não é algo que seja barato. Esse custo, aliado aos demais – TV foi, é e sempre será um “brinquedo” caro – teria feito com que a relação custo/benefício tivesse pesado.

A TV Diário não apresenta retorno financeiro, bem como também não cumpre as metas de pontuação na preferência.

Alguns de seus apresentadores utilizaram outros canais para, sutil e subliminarmente, apresentarem seu protesto ao que chamaram de censura.

Aí cabem vários questionamentos.

Porque não adotaram o mesmo comportamento quando, por exemplo, há alguns anos a emissora vetou a citação de que o assassinato da jovem Elian Aguiar Mendes, então com 17 anos e vestibulanda da UFC, tinha acontecido num banheiro do campus da Universidade de Fortaleza (Unifor), integrante do Grupo Edson Queiroz, que também controla o SVM?

Ou pela quase omissão no falecimento de um dos herdeiros e ex-presidente do GEQ, Edson Queiroz Filho?

Os computadores das empresas do SVM que tem acesso à internet são bloqueados para acessar diversos sítios, dentre eles o Em Off, mesmo assim não se viu esse pessoal posando de arautos da liberdade e paladinos na luta contra a censura."

Fonte:
Matéria publicada no site da coluna "Em Off": (página dedicada aos profissionais de imprensa) de 02.03.09.

http://emoffbr.110mb.com/imprensace.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário