Data: 21/02/2009
Nome: EDUARDO MONTEIRO DE CARVALHO
E-mail: edu_montecarlo@hotmail.com
Assunto: DIRIGIR COM SEGURANÇA - SEGUNDO O DETRAN
Estou renovando minha carteira de motorista. Estudei um livrinho de 63 páginas pra isso. Aprendi muita coisa interessante. Vocês sabiam que o relacionamente interpessoal é a mola propulsora da sociedade? Pois é. Está lá no capítulo sobre meio ambiente e convívio social no trânsito. E se um guarda lhe parar na rua e perguntar o que é um "acidente misterioso"? Você responde ou tenta passar uma graninha pra ser liberado? " Acidente misterioso" é quando o motorista, por algum motivo que ele mesmo não sabe explicar, perde o controle de seu veículo, sai da pista e choca-se com algum objeto fixo, tais como um poste, um muro, um carro parado, etc. Eu achava que o nome disso era "barbeiragem", mais o manual do Detran me salvou das trevas da ignorância.
O capítulo sobre primeiros socorros ensina como podemos conferir o batimento cardíaco de uma pessoa apalpando com os dedos indicador e médio a artéria femural. O que o livrinho não explica é o que você vai dizer quando te pegarem passando o dedo na virilha de uma pessoa que acabou de sofrer um acidente. Mas se a vítima, depois de apalpada, for acometida de uma parada cardiorrespiratória, o manual ensina o que fazer. Você deve executar uma massagem que consiste na aplicação de pressão sobre o tórax, que provocará uma compressão do coração entre o esterno e a coluna dorsal e um aumento da pressão intratorácica, provocando o esvaziamento ativo e o enchimento passivo das cavidades do coração. Vocês já tinham ouvido falar nisso? Pois é. Vivendo e aprendendo.
Outra coisa interessante é a regra dos dois segundos. O manual diz que é um bom método para avaliar a distância correta de segurança. Quando o carro que está à sua frente passar por um ponto fixo qualquer ( um poste, um viaduto, uma árvore.....), você conta " dois mil e um, dois mil e dois". Se o seu carro cruzar o mesmo ponto antes que se acabe a contagem, isso indica que você está a menos de dois segundos de distância do carro da frente. O que é perigoso.
Agora me digam, em vez de ficar procurando porte e árvore, você não deveria estar prestando atenção no carro da frente? Ainda mais se ele estiver a dois segundos de distância do seu carro. E a massagem cardíaca? O que eu faço com isso? Não era mais fácil eles ensinarem o sujeito a telefonar pedindo socorro? Dependendo da localidade, (Estado) indicar o número do telefone, quando alguém atender peça socorro! O manual me ensinou a executar uma ressuscitação cardiopulmonar, mas não disse o que devo fazer caso o meu procedimento der errado. E dedo na virilha, só se a vítima for a Gisele Bündchen.
Nenhum comentário:
Postar um comentário