A história de um povo também é feita de minudências afetivas e verdades comezinhas.

[ Portal do "AS" - esprema AQUI ]

A CADA MEIA HORA UM PENSAMENTO DI RENTE
>

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Musa & Banco de Dados

Data: 23/11/2009
Nome: OLÍVIO MARTINS DE SOUZA TORRES
E-mail: oliviomst@yahoo.com.br
Assunto: MUSA versus BANCO DE DADOS

Segundo a mitologia grega – que tanto aprecio – as Musas eram filhas de Júpiter (Zeus) e de Minemósine ou Memória. Viviam no Olimpo com os deuses e participavam com eles das reuniões, dos festins, dos concertos e das demais atividades. Segundo Hesíodo, eram nove e cada uma tinha as suas atribuições. Eram elas:
Calíope – patrona da eloqüência e da poesia épica;
Clio – patrona da História;
Érato – presidia particularmente a poesia lírica;
Euterpe – presidia a música;
Melpômene – presidia o canto, a harmonia musical e a tragédia;
Polímnia – presidia a oratória;
Tália – presidia a comédia;
Terpsícore – presidia a dança e os coros dramáticos . É representada como uma jovem alegre, marcando ao som da lira a cadência dos cantos e da dança;
Urânia – presidia a astronomia e as ciências exatas em geral.
Após esta digressão, volto-me ao MUSA da AFAI, ou seja, MUSEU DIGITAL DA AFAI. A AFAI, no meu entender, já tem, em tese, um museu digital expresso nos diversos links do site, como fatos históricos, fotos, vultos ilustres, curiosidades e outros tantos. Didaticamente, é melhor que esses itens fiquem departamentados como estão agora, s.m.j.
Julgo, porém, oportuno, criar-se um BANCO DE DADOS DA AFAI. Este banco disponibilizaria os dados e informações constantes do site, indicando em quais seções (links) se encontrariam. Como vimos recentemente, houve dificuldade em se saber quais ipuenses tinham recebido o Troféu Iracema e a Comenda de Prata. Não havia registro específico. Outro exemplo: se quiséssemos saber as datas e os locais dos encontros anuais da AFAI, onde os encontraríamos?
Por outro lado, esse BANCO DE DADOS reuniria, com o auxílio de pesquisadores ipuenses, professores, funcionários públicos municipais, membros da AFAI e da AILCA, informações relevantes sobre a História de Ipu. Esses dados serviriam, sem dúvida, para pesquisas por parte dos estudantes de Ipu e de pessoas interessadas. Cito apenas um exemplo clássico: se alguém precisar saber os nomes de todos os prefeitos de Ipu e de todos os vereadores do Município, com os anos de seus respectivos mandatos, não encontrará tais dados nem na Câmara de Vereadores nem na Prefeitura.
Com esse BANCO DE DADOS, creio eu, o site da AFAI seria, agora e no futuro, uma fonte permanente e confiável de consultas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário