A história de um povo também é feita de minudências afetivas e verdades comezinhas.

[ Portal do "AS" - esprema AQUI ]

A CADA MEIA HORA UM PENSAMENTO DI RENTE
>

domingo, 6 de junho de 2010

Cadeia Pública- Casa de Cultura Valderez Soares

.

via Blog prof. CHICO MELLO

.

CADEIA PÚBLICA DE IPU
HOJE CASA DE CULTURA PROFESSORA VALDEREZ SOARES

Construída na gestão do Prefeito Municipal Joaquim de Oliveira, o cárcere de Ipu teve sua construção iniciada no ano de 1925 na gestão do Prefeito Cel. José Aragão e concluída e no ano de 1933. Fica localizada na Rua Dr. Arquimedes Memória, no entroncamento do Bairro do alto dos 14 e Bairro das Pedrinhas.

A construção da Cadeia que ora descrevemos durante o período dos seus trabalhos de edificação teve o auxilio dos flagelados da seca de 32/33. Os flagelados eram pessoas que se instalaram num local chamado terrivelmente de “Campo de Concentração” no sítio Espraiado vieram para escapar da morte propiciada pelos os efeitos da grande estiagem acontecida em 1932/33.
A sua inauguração se deu no dia 29 de março de 1933, o que para tanto foi lavrado uma Ata dando conta do acontecimento.

A Penitenciaria tem as seguintes dimensões:
Ao Nascente e Poente, dezoito metros, uma calçada com 03 metros. Possui um compartimento que foi destinado por muito tempo aos sentenciados da Justiça, um outro para correcionais e outro mais para mulheres, e mais um para o Corpo da Guarda, não deixando faltar o local para Delegacia, e outra para Sala de Espera, um bem pequeno que na época de sua construção era chamado de “Litro”, cela pequena e estreita servindo para presos perigosos de alta periculosidade o que chamamos hoje de “Cela de Segurança”. No centro uma área bem arejada, circundada de alpendres. Está assim disposta a planta baixa do prédio onde funcionou a Cadeia Pública de Ipu por muito tempo.

As autoridades constituídas da cidade que estiveram presentes a sua inauguração foram: o Juiz de Direito, o Pároco, o Delegado, Promotor de Justiça, Tabeliões, Agente da Estação, Coletor, Servidores da Prefeitura, da Justiça e o Povo em Geral.

Foi transformada em CASA DE CULTURA PROFESSORA VALDREZ SOARES, uma expressão fortíssima da nossa Cultura, funcionando atividades Culturais das mais diversas, inclusive um Memorial que mostra objetos da nossa história, Coral, Exposições de Livros de ipuense, Fotográficas e Jornais e da Oficina da Banda de Música do Município. Inaugurada em 29 de março de 2003 com a presença das autoridades locais como; Prefeita Municipal, Juiz de Direito, Vigário da Paróquia, Deputados, Secretários Estaduais e Municipais, Vereadores e grande número dos familiares de Valderez Soares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário