A história de um povo também é feita de minudências afetivas e verdades comezinhas.

[ Portal do "AS" - esprema AQUI ]

A CADA MEIA HORA UM PENSAMENTO DI RENTE
>

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Fala Poesia...

Data: 12/11/2009
Nome: JOSÉ AIRTON PEREIRA SOARES
E-mail: airton.soares.as@gmail.com
Assunto: ALÔ, BOM DIA! QUEM FALA, QUAL É POESIA?

O APOSENTADO

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
[...]

“Os templos um seguidor,
A cama mais companhia,
A TV mais um telespectador,
A esquina ganha um fofoqueiro”

[...]

Este perfil... está mudando, mestre Tobias...e muito ligeiro, “AS”
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - -


Dia desses, lendo o texto poético do confrade Tobias, [ LV 08/11/2009], me veio à lembrança um reajuste em torno de 147% aos aposentados. Isto aconteceu por volta de 1992, uma coisa assim... Só sei que esse índice foi motivo de vários processos e agravos nas justiças da vida. Na época, numa sessão da UBT – União Brasileira de Trovadores – Ce, ouvia – de improviso - um irmão trovador:

Ao pobre do aposentado
A VIDA nada promete
E ainda fica privado
Dos cento e quarenta e sete.

Cheguei em casa – desconfiado – conferi a metrificação. Batata! Em todos os versos 7 sílabas poéticas. Porque é a assim, gente: a trova é uma composição poética formada por quatro versos setissilábicos, sendo que o primeiro verso rima com o terceiro e o segundo verso com o quarto, formando uma “história” completa. Caso isso não aconteça chamamos de quadra e não trova.

Nós – trovadores - não somos repentistas, mas vez por outra “fechamos” uma trova na hora.

Comigo aconteceu quando trabalhava no extinto BEC – Banco do Estado do Ceará. Na cantina, uma colega: Airton, faz uma poesia pra mim. Eu disse: minha colega, eu não sou repentista... Enquanto me justificava ela desabrochou um sorriso tão lindo que não me contive:

... mas

Confesso diante mão
Não versejar de improviso,
Mas abro aqui uma exceção
Em função do seu sorriso.

Esse é o Programa FALA POESIA....

• Ligue agora para o número 16 01 2010, peça e/ou declame sua poesia e concorra...

• IPU: 8 horas... 45minutos... 14 segundos... Mando um abraço pra minha amiga Sebastiana que aniversaria no dia 20 de janeiro vindouro e que agorinhazinha está na escuta do nosso `programa´. Ela mora na rua Cafute, nº 14, - do lado da sombra - no sossegado e bonito BAIRRO Várzea do Jiló.
.
.
• - - - Alô, Bom dia! Quem fala, qual é a poesia?

• ****AS, meu nome é IRACEMA e queria ouvir uma poesia do prof. Valdemir Mourão que fala sobre VIDA.

• - - - Qual o Bairro?

• **** Beco da Beinha...

• Obrigado, IRACEMA, pela audiência..


A VIDA FARTA É CURTA
SENDO CURTA, PORÉM FARTA
NÃO SE IMPEDE QUE SE CURTA
POIS EM SE CURTINDO NÃO SE ENFARTA. [ Valdemir Mourão]
.
.
ALÔ, BOM DIA! QUEM FALA, QUAL É POESIA?. . . .

Nenhum comentário:

Postar um comentário