A história de um povo também é feita de minudências afetivas e verdades comezinhas.

[ Portal do "AS" - esprema AQUI ]

A CADA MEIA HORA UM PENSAMENTO DI RENTE
>

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Igrejinha do Quadro

DESCASO TOTAL

Descaso! Abandono! O que se pode dizer mais de um imóvel dito patrimônio de um povo? Onde estão as autoridades que não resolvem logo este impasse. Cadê a Igreja Católica? O que dizer mais? Indignação, é isso que posso dizer num momento como este. Estou falando da igrejinha, da primeira igreja(templo) do Ipu, datando, conforme cruz comemorativa do seu primeiro centenário, de 208 anos de construção.

E o pior é que está prestes a ruir por completo. Hoje, lá pelas nove horas da manhã, recebi um telefonema do professor Melo, indignado e irritado com mais um caso de vandalismo: arrombaram a igrejinha, que já não é privativa coisa nenhuma, mas lá contém ainda, um acervo cultural muito bom. Santos, tanto em quadros como em imagens esculturais, de gesso e até de madeira, estão apodrecendo, muita sorte ainda o cupim já não ter dado cabo de tudo. Altares sem os santos, cruzes jogadas no chão, imagens grandes e mutiladas, acumuladas feito entulho, enfim, tudo de errado lá está.

Lá também tem um harmônio(órgão) antigo, que nem funciona mais mas se for convenientemente consertado, fica novinho em folha. Mas quem vai recuperar tudo aquilo? A paróquia, a diocese, o IPHAN, a prefeitura, a AILCA, o Grupo Outra História? Sinceramente não sei. O abandono é total, basta dizer que lá está servindo de motel; estão usando a igrejinha como banheiro e como ponto de consumo de drogas. O vigia de lá, sabem quem é? Uma cadelinha com seus cinco lindo cachorrinhos, recém-nascidos: são estes inofensivos animais que moram por lá.

Tudo mais está abandonado e o prédio, muito perto de cair por completo. Pelo menos se a paróquia se responsabilizasse para recolher tanta coisa que por lá tem... O grande risco é que incendeem tudo, pois as portas estão quase todas abertas ou derrubadas. É ou não um tremendo descaso?

- - - -
fonte: http://fatosemdebate.blogspot.com/2009/11/descaso-total.html

Postado por JOTA LOPES

Nenhum comentário:

Postar um comentário