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quinta-feira, 19 de novembro de 2009

educação

Data: 16/11/2009
Nome: JULIO GOMES MARTINS
E-mail:
Assunto: EDUCAÇÃO FAMILIAR X EDUCAÇÃO DIDÁTICA

Ao ler o lamento da Professora Maria Iraci, em relação ao sistema de ensino atual aplicado no Brasil , refletí sobre esse fenômeno com base na evolução (ou involução) humana nas últimas três décadas. Em princípio há de se verificar a reforma do ensino do 1º e 2º graus do ano de 1971 (que saudade do exame de admissão, dos quatro anos ginasiais e do científico). Os mais experientes de idade devem se lembrar que no ginásio (hoje, 6ª a 8ª séries) as aulas de geografia e história eram ministradas com um mapa-mundi e, nas provas orais (as escritas não tinham alternativas para respostas), tínhamos que mostrar no mapa onde situava-se o país, sua capital e o conflito ou fenômeno político-social que lá ocorrera. Saudosismo à parte, tenho vergonha de alguns universitários que vão ao programa do Silvio Santos. Pedir ajuda àqueles é prejuízo na certa.Contudo, não se pode generalizar posto que nas faculdades do governo têm muitos gênios advindos das escolas particulares, os quais, são muito bem preparados, sejam: os que podem financeiramente. Outro fator que me chama a atenção, ao ver alunos agredirem barbaramente professores, é que o longo período ditatorial porque passamos contribuiu para a implantação de uma democracia supra-liberal. O contrato social estabeleceu-se de forma a estabelecer direitos exacerbados em detrimento aos deveres. E isso, de certa forma, alimenta uma geração que confunde a verdadeira noção de liberdade. A família, a grande responsável pela educação da criança durante a formação de seu caráter e personalidade, está omissa por uma série de fatores comportamentais oriundos da modernidade e da globalização. Mas o pior é que essa família moderna estar a transferir para o Estado a formação personal e comportamental dos seus frutos. Entende que a educação é responsabilidade do Estado e por conseguinte do professor. Constitucionalmente o Estado tem por obrigação em dar educação didática (escolar), dos 6 aos 14 anos (o Senado aprovou uma PEC aumentando para 17 anos). Já a educação (comportamento humano), essa não é mantida por decreto ou lei, e sim oriunda do berço, da célula mãe, da família. O professor apenas tem o dever de moldá-la concomitantemente com o seu dever de ensinar. Se não houver educação no lar, na escola ficará dificil o aprendizado. Daí para o desinteresse e para a desistência escolar é apenas um passo, em falso.

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