A história de um povo também é feita de minudências afetivas e verdades comezinhas.

[ Portal do "AS" - esprema AQUI ]

A CADA MEIA HORA UM PENSAMENTO DI RENTE
>

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

O LUTO É DO SER MATERIAL OU DO SER ESPIRITUAL?



Data: 16/11/2009
Nome: JOÃO PEREIRA MOURÃO
E-mail: jpmourao.imoveis@jpmourao.com.br
Assunto: Perguntinha da Semana (16 a 22/11/2009)

O LUTO É DO SER MATERIAL OU DO SER ESPIRITUAL?
?????????????????????????????????????????????

Ele (ou ela) partiu para sempre, não posso mais me comunicar nem rir com ele (ou ela) como antes... Ele (ou ela) não pode mais consolar ou preencher em mim uma insatisfação. Sua presença deixou de ser, é como se todo um mundo desmoronasse...

A esse período de desordem interior, de habilitação e de readaptação à vida, que tem de continuar apesar de tudo, chamamos luto, que significa dor ou aflição pela morte de alguém, que os povos da terra o expressam de formas aparentemente muito diferentes. Até radicalmente diferentes.

Para o ser físico, privado da direção da dimensão espiritual, a morte representa para ele um desastre irremediável, uma catástrofe. O desaparecimento do outro não manifesta apenas o fim de uma relação afetiva, mas aponta-lhe sua própria partida da terra. É a não-aceitação disso que gera o sofrimento, a oposição rígida de um exterior exclusivamente entregue a si mesmo.


? ? ? Acreditando que o ser físico, material, é limitado às percepções dos cinco sentidos, não conseguido, portanto, conceber outras formas de existência, PERGUNTO:

Se consideramos o ser humano segundo sua dupla natureza - material e espiritual - o luto é uma coisa unicamente corpórea, carnal, ou também sobrenatural?

Quem sente uma carência relativa à percepção, não pode mais se comunicar, enfim, está, por sua vez, sujeito à morte e à transformação?

O ser exterior, físico, material, limitado às percepções dos cinco sentidos, consegue conceber outas formas de existência?

Com energia e entusiasmo,

jpMourão
(João Pereira Mourão)
Respeito ao Direito e à Verdade.

*********
SUGESTÃO - Acesse esse página:

http://www.ipu-ce.com/noticias.php?idnoticia=308

Nenhum comentário:

Postar um comentário