A história de um povo também é feita de minudências afetivas e verdades comezinhas.

[ Portal do "AS" - esprema AQUI ]

A CADA MEIA HORA UM PENSAMENTO DI RENTE
>

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Brasil corrupto - Educação - Biblioteca pública



Data: 17/11/2009
Nome: JOÃO PEREIRA MOURÃO
E-mail: jpmourao.imoveis@jpmourao.com.br
Assunto: Brasil corrupto

BRASIL É 75º EM CORRUPÇÃO NO MUNDO
===================================

Em compilação da organização Transparência Internacional (TI), divulgado hoje em Berlim, Alemanha, o Brasil subiu cinco posições no ranking anual de corrupção. Ele recebeu este ano 3,7 pontos, numa escala de 0 a 10, passando da 80ª colocação em 2008, para o 75º lugar, entre 180 nações analisadas, posição compartilhada com Colômbia, Peru e Suriname.

Apesar da melhora, o Brasil continua entre os países com índice alto de percepção de corrupção. Ele está apenas quatro posições à frente de Burkina Faso, China, Suazilândia e Trinidad e Tobago.

A situação do Brasil é comparável à da América Latina como um todo: 21 dos 31 países da região incluídos no levantamento receberam pontuação abaixo de 5, indicando problemas sérios de corrupção. Nove deles não passaram dos 3 pontos, marco indicativo de corrupção desenfreada.

"Economias líderes na região que deveriam se tornar bastiões anticorrupção, foram sacudidos por escândalos envolvendo impunidade, subornos, corrupção política e abuso da máquina pública", diz o documento.


RESTRIÇÕES A JORNALISTAS
-------------------------------------------

Além disso, acrescenta o relatório, jornalistas da região enfrentam um ambiente de restrições crescentes, com muitos países aprovando legislações destinadas a silenciar a cobertura crítica, o que limita a liberdade de imprensa e as possibilidades de divulgar as práticas de corrupção e seus impactos.

Entre os países no final da lista estão nações marcadas por instabilidade política ou guerras, como Somália, Afeganistão e Mianmar, diz o documento.

jpMourão
(João Pereira Mourão)
Respeito ao Direito e à Verdade.

* * * * *
A AFAI ESTÁ VIVA, ACIONADA:
NINGUÉM CHUTA UM CACHORRO MORTO !


Data: 17/11/2009
Nome: Maria Iraci Araujo Soares Filizola
E-mail: iracisoaresfilizola@hotmail.com
Assunto:

Iou (Ce) 17/11/009

Julio Gomes Martins:
Obrigado pela referência que você fez, sobre a educação no Brasil. Tirei um peso de cima de mim, pois fiquei preocupada depois que usei determinadas palavras sobre a Educação. Ainda bem que você concordou com os meus sentimentos ampliando o método e a verdade sobre o assunto em foco. Você sabe muitas vezes, a interpretação por parte de alguns é feita através de críticas não construtivas, Na realidade você usou muito bem, aproximadamente três décadas, período que lecionei. Lembro-me perfeitamente quando estudava, como as aulas eram dadas ou melhor transmitidas e quando assumi a profissão de professora. O aluno aprendia e como o professor era respeitado. Você se refere em seu comentário sobre o papel da família. Realmente a família é a céluta de uma sociedade sadia. E hoje pergunto: Por que nos dias atuais acontecem barbaridades dentro da educação? Assim me refiro pois trabalhei tanto na rede pública como particular. Refiri-me ao método ou ao sistema pois tive oportunidade durante os 38 anos dentro da profissão, e senti as diversas experiências segundo a metodologia aplicada. Costumava mesclar o método do ontem com o hoje e acredite muitas vezes fui criticada e cheguei nos três últinos anos que exerci a profissão ser chamada atenção por gestores, algo que nunca me tinha acontecido. Sempre o aluno tinha razão. Mesmo assim, não me abati, pois sabia perfeitamente que não estava errada. (Parei de exercer em 2008) Acompanho a aprendizagem dos nossos alunos não de hoje, foram décadas. Só lamento uma coisa: não cheguei ser professora de meus filhos, porém fui dos meus irmãos mais novos. Acompanho meus filhos, e eis o motivo que usei a palavra LAMENTO. Ipu, tem professores excelentes. O quadro docentes da nossa cidade é digno, porém mais uma vez digo: Lamento. Percebo também o desinteresse por parte dos discentes. Pois tenho um filho universitário e outo no 2º ano do Ensino Médio. Tenho mangas para sentir de perto este problema. Nossos alunos não conhecem nem os estados e capitais do nosso Pais. E o nosso idioma? Acredito que o problema vem lá da alfabetização. Hoje, digo sem receio: os alunos terminam o 2º Graau, e lamentavelmente, é uma negação. Não estou globalizando, pois ainda encontramos encontramos alunos que sabem aproveitar seu tempo de estudante, ampliando seus conhecimentos. São verdadeiros alunos. Quem sou eu para fazer tamanho comentário., porém sou muito positiva. Quando me referi ao corpo docente em particular do nosso Ipu, é porque os conheço, assim sendo tiro minha conclusões: culpa do sitema e falta de interesse dos alunos. E....
Iraci


Data: 17/11/2009
Nome: SEBASTIÃO VALDEMIR MOURÃO
E-mail: valdemirmourao@yahoo.com.br
Assunto: Doações para Biblioteca Comunitária

Agradecemos abaixo aos doadores de livros para as bibliotecas comunitárias Professor Mourão:

JPMourão
Livraria Companhia do Livro
Dudu (da Síntese, agência publicitária)
Erika Patrícia Brasil de Matos
Nílto Maciel (escritor).

***
Recebemos doações para BIBLIOTECAS COMUNITÁRIAS para comunidades pobres de Ipu. Aceitamos estantes e livros para leitura e pesquisa. Todas as doações serão registradas em nome dos doadores.

Enviar para:
Biblioteca Comunitária Professor Mourão
Rua Padre Mororó, 808 – Centro, Ipu - Ceará –
Caixa Postal, 55 - CEP: 62.250-000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário