A história de um povo também é feita de minudências afetivas e verdades comezinhas.

[ Portal do "AS" - esprema AQUI ]

A CADA MEIA HORA UM PENSAMENTO DI RENTE
>

terça-feira, 1 de novembro de 2011

BICAD@S DE IPU - De bica ou de bico, conforme os acontecimentos

Morrer é tão bom que ninguém quer!
- jpMourão

# Hoje, em celebração pelo Dia de Finados (amanhã, 2), houve a caminhada missionária que saiu da Igreja Matriz do Mártir Santo e foi até o bairro das Pedrinhas, Ipu, Ceará.

# O Dia dos Fiéis Defuntos (português europeu) ou Dia de Finados (português brasileiro), conhecido ainda como Dia dos Mortos, é celebrado pela Igreja Católica no dia 2 de novembro.

# Por outro lado, a festa do dia de Todos-os-Santos é celebrada pela Igreja Católica em honra de todos os santos e mártires - “Festum omnium sanctorum” -, conhecidos ou não, a 01 de novembro, e dia 02 o dos fiéis defuntos não lembrados na oração.

# Já a Igreja Ortodoxa celebra esta festividade no primeiro domingo depois do Pentecostes, fechando a época litúrgica da Páscoa.

# Na Igreja Luterana o dia é celebrado principalmente para lembrar que todas as pessoas batizadas são santas e também aquelas pessoas que faleceram no ano que passou.

# Os Protestantes em geral, afirmam que a doutrina da Igreja Católica, que recomenda a oração pelos falecidos, é desprovida de fundamento bíblico. Segundo eles, a única referência a este tipo de prática estaria em II Macabeus 12,43-46. Porém os protestantes não reconhecem a canonicidade deste livro, por tanto não cultuam esse dia.

# A 30 de junho de 2002, o professor e acadêmico ipuense Francisco de Assis Martins (Francisco Melo) divulgou, impresso, oito sugestões para escolha das maravilhas do Ipu.

# Semana passada, em seu blog, o professor Francisco Melo recordou-as. Veja: Bica do Ipu, Estação Ferroviária, Igrejinha de Nossa Senhora do Desterro, Palacete Iracema, Índia Iracema, antiga Cachoeira do Gangão, Coreto e Esfinges no Talhado da Serra da Ibiapaba.

# Subordinado ao tema “O Trombone no Universo Acadêmico”, vai acontecer na Universidade Estadual do Ceará (UECE), no período de 22 a 26 deste mês o III TERCEIRO FÓRUM DE TROMBONISTAS DO ESTADO DO CEARÁ. A informação está no blog do conterrâneo Jorge Nobre do Sax.

# Será dia 30 deste mês, das 08 às 17 horas, na Casa da Cultura Professora Maria Valderez Soares, a III Conferência Municipal de Cultura de Ipu, Ceará. Convida Maria da Conceição Araújo Leite Amara, presidente da Comissão Organizadora Executiva. O evento subsidiará o Plano Municipal de Cultura de Ipu.

# O ex-prefeito Simão Martins de Sousa Torres será condecorado pela Academia Ipuense de Letras, Ciências e Artes, em janeiro/2012, no Ipu, com o Troféu Cultural Delmiro Gouveia. E, in memória, também vai ser agraciado o Dr. José Evangelista de Oliveira.

# Foram anuladas, pela Justiça Federal, 13 das 14 questões vazadas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), atendendo pedido da Procuradoria da República no Estado do Ceará, após análise das 14 questões das provas do ENEM comparadas às questões utilizadas em um teste realizado pelo Colégio Christus, em Fortaleza. Que vergonha!

# # #

Ouviram?!
Não do Ipiranga, mas do poluído riacho Ipuçaba!

Nenhum comentário:

Postar um comentário