A história de um povo também é feita de minudências afetivas e verdades comezinhas.

[ Portal do "AS" - esprema AQUI ]

A CADA MEIA HORA UM PENSAMENTO DI RENTE
>

quarta-feira, 1 de junho de 2011

ESTAÇÃO, IGREJINHA, PARQUE DA BICA, CASA OSWALDO ARAÚJO E PATRIMÔNIO HISTÓRICO E AMBIENTAL DE IPU

A semana passada foi um período de farta movimentação por parte da nossa associação. Além das visitas às obras em andamento, no caso do restauro da igrejinha, parque da Bica e estação, a Afai participou de reuniões com o chefe do poder executivo municipal, Sávio Pontes, a superintendente do Iphan no Ceará, Juçara Peixoto, Paulo Renato, engenheiro da Secult e José Marcel Becker, restaurador da igrejinha, alem do ex-presidente da Afai, Guto Pontes e os atuais diretores Ricardo Aragão e João Tomaz (Tontim).

ESTAÇÃO FERROVIÁRIA

O Iphan juntamente com a Secult, farão um realinhamento do projeto como um todo da Estação Ferroviária, desde a restauração dos dois prédios, passando pela instalação dos vagões para abrigar a biblioteca.

Uma reunião com a direção da Transnordestina será agendada no sentido de dar seguimento a execução integral deste importante projeto. A Afai envidará os esforços necessários no sentido de colocar a sociedade ipuense ciente de cada passo rumo a plena execução do empreendimento.

IGREJINHA

O restaurador José Becker informou que passou três meses à frente de atividades extra-orçamento, situação peculiar em obras de restauro, tais como: drenagem, retirada de tinta velha, amarrações, contenções, limpeza de calhas e retirada de árvores.

A restauração propriamente dita está se iniciando com pintura de forras e janelas superiores e pintura externa.

O prefeito Sávio Pontes disse que até hoje nada foi repassado à Construmix. No entanto, já dispõe em seu poder de 50% do orçamento (R$ 301.000,00).

O engenheiro Paulo Renato (Secult), juntamente com os engenheiros da prefeitura e o restaurador José, farão um replanilhamento (do que foi feito dentro e fora do orçamento) para dar seguimento regular aos repasses, medições e pagamentos da obra. A previsão de término da restauração é final de agosto/2011.

PARQUE DA BICA

A Afai, mediante visita ao canteiro de obra, solicitou ao prefeito Sávio sua posição sobre alguns pontos levantados pelo engenheiro da empresa contratada:

Projeto hidráulico do restaurante - O prefeito dará os encaminhamentos necessários

Projeto do hotel - Sávio assegurou que o projeto do hotel está elaborado.

Locação topográfica - Toda a área abrangida pelo projeto está devidamente delimitada.

Área do antigo restaurante - O prefeito assimilou a ideia de instalar no local um “ponto de banho”.

Cronograma de obra - Sávio está seguro de que a obra está de acordo com o planejado. A fase 1 – Portal, totem e restaurante – está em fase de conclusão. Logo após a fase 2 será iniciada.

SEDE DA AFAI

A Afai apresentou à prefeitura o pleito desta contribuir no sentido de dotar o casarão Oswaldo Araújo de condições dignas de abrigar as sedes da Afai e Ailca, considerando que o referido prédio foi tombado pelo patrimônio histórico municipal através do decreto Nº 178 de 1/out/2008.

A prefeitura acatou o nosso pleito, argumentando que tem orçamento provisionado à esta finalidade.

Ficou acertado que a prefeitura fará o levantamento orçamentário dos pontos levantados – manutenção da instalação sanitária; instalação da tubulação de águas pluviais; restauração das portas e janelas; restauração e envernizamento do piso de madeira; colocação de lambri ou PVC em cinco compartimentos; colocação de tomadas, interruptores e luminárias -para tomar as providências cabíveis.

PATRIMÔNIO HISTÓRICO E AMBIENTAL

A prefeitura e Afai farão um ofício conjunto ao Iphan reivindicando a inclusão da PAISAGEM DA BICA como patrimônio histórico nacional, como também solicitando daquele órgão um levantamento do casario do Ipu, vislumbrando o seu correspondente tombamento.

Juçara Peixoto disse que caberia aos órgãos de meio ambiente o reconhecimento do riacho Ipuçaba em APA – Área de Preservação Ambiental.

Mais fotos:

Parque da Bica


Igrejinha

Pisando no chão do Ipu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário