A história de um povo também é feita de minudências afetivas e verdades comezinhas.

[ Portal do "AS" - esprema AQUI ]

A CADA MEIA HORA UM PENSAMENTO DI RENTE
>

terça-feira, 5 de outubro de 2010

ELEIÇÕES 2010

Data: 05/10/2010
Nome: Luís Alberto
E-mail: luis.alberto.as@hotmail.com
Assunto: Tasso

Li alguns comentários recentemente postados que analisam a trajetória de Tasso Jereissati, alguns de forma positiva, alguns de forma negativa. Resolvi, sem maiores pretensões, acrescentar alguns pontos-de-vista, respeitando as opiniões contrárias.

De início cabe afirmar que é inegável a contribuição e o papel de Tasso na história recente do Ceará. Tasso representou uma mudança de paradigma (senão em todas) em muitas frentes. Algumas dignas de registro. A forma de pensar a gestão é uma delas. Aí há uma clivagem muito clara. Antes e depois. A inserção de premissas da iniciativa privada na gestão pública fica como uma grande contribuição. Não há o que se discutir nesse ponto. Todos os outros governadores que o sucederam mantiveram e até avançaram nessa seara, mas o ponto de inflexão foi o governo Tasso (notadamente o primeiro governo).

Pensar estrategicamente a infraestrutura como condicionante para o desenvolvimento futuro do Estado também é inegavelmente outra grande contribuição. Não vou entrar em discussões acerca do que seja desenvolvimento, e aqui uso a acepção no seu caráter econômico. Sonhos, projetos e tendências como refinaria, siderurgica, desenvolvimento do turismo, etc, não seriam possíveis se não houvessem antes o Castanhão, o Porto do Pecém, as rodovias estruturantes, a mudança no aeroporto, etc (algumas são obras federais, mas a participação do Governador na alavancagem dessas obras é sempre fundamental).

Não vou me alongar, e entendo que algumas características de Tasso foram indesejáveis nesse período. Por exemplo faltou mais diálogo franco com setores da sociedade civil (embora as interações do pacto de cooperação estado/sociedade sejam dignas de registro), notadamente com aqueles que eram contrários às idéias de Tasso (quero me referir aqueles que tinhas pontos de vistas contrários e bem fundamentados...e sim...eles existiam.....mas não me refiro aos fisiologistas, esses são desprezíveis). Também é verdade que outras lideranças poderiam ter surgidos e aperfeiçoado o projeto original.

Todavia, creio que no balanço geral o resultado foi muito positivo para o Estado. O momento presente é sempre resultante de uma combinação complexa de pessoas, fatores, lideranças, idéias, premissas, equívocos e muitas outras variáveis, e pensando com o distanciamento histórico que se requer, não há como negar que o papel de Tasso foi significativo.

Quanto às idiossincracias, quem não às têm. Ou como diria o Caetano Veloso, "de perto ninguém é normal". Quanto à fatos isolados, estórias subjetivas contadas por um ou por outro, qual político resistiria a elas. Qual não as tem. Melhor não entrar nesse mérito e focar a análise de um ponto de vista objetivo. Um bom receituário de análise é a comparação entre políticos, em todos os seus aspectos. Nesse sentido, é um erro mitificar a figura de Tasso Jereissati, mas é inequívoco reconhecer que mediante uma análise honesta, Tasso figuraria facilmente entre os três maiores nomes políticos do Estado do Ceará nas últimas décadas. Digo maior, no sentido positivo do termo. Mas mesmo assim, reafirmo não caber transformá-lo em um mito.

Mitos são sempre ruins. São ruins porque negam em sua essência o conceito da dialética, ou seja que toda tese tem sua antítese, e de que dessa confronto surge a nova realidade : a síntese. Em outras palavras a dialética diz "tudo pode melhorar", ou seja tudo é imperfeito em si mesmo e precisa sempre se aperfeiçoar. Nesse sentido, as idéias se renovam, os projetos se esgotam, as pessoas mudam....e é muito bom que seja assim. Mas também é fundamental e honesto reconhecer a importância histórica de modelos, projetos, pessoas e fatos no decorrer de um processo. Entendo que a era "Tasso" com seus acertos e erros, com seus benefícios e seus custos se insere nessa análise.

Nesse momento há práticas mais avançadas do que aquelas propostas por Tasso ? Acho que sim. E há práticas muito mais retrógradas ? Seguramente sim. Não consigo precisar em que escala isso acontece. E aqui não me refiro a nomes, faço a análise com uma visão macro. Enfim....caberá a todos nós separar o joio do trigo.

Eu, particularmente sigo atento....e confesso que um tanto quanto preocupado quanto aos rumos do País.

Saudações a todos.

Luís Alberto.


Data: 05/10/2010
Nome: PAULO ROCHA
E-mail: paulurocha@uol.com.br
Assunto: "Trio Parada Dura " - * PEI.

Com todos os defeitos (o Tasso fez quase tudo isso que o amigo GP, relatou) do TJ, mas dá para compará-lo com as mediocridades de um Eunicio de Oliveira (sujeito integro, probo), Pimentel (vende a mãe e entrega para tirar proveito) e o moribundo comunista de araque Inácio Arruda.

Inácio e Pimentel (este o funcionário do BB conhece muito bem) já deram provas ao cearense do que eles são capazes de fazer contra o povo (os aposentados que o digam) para agradar ao Chefe dos Ptralhas.

Quanto ao Eunicio, esse espaço é muito reduzido para descrever o seu "belo curriculo", que por sinal toda as "torcidas" do Flamengo e Corinthians, conhecem muito bem.

Quem tiver uma boa rezadeira que comece a pedir para ela rezar pelo nosso estado, pois o bicho vai pegar.

PR

* PEI - Pimentel, Eunício e Inácio.

Em tempo:
A frase citada pelo amigo GP: "Tasso é como mangueira: embaixo não cresce nada" não é de autoria do Cid Gomes, mas do professor Antonio Mourão Cavalcante.


Data: 05/10/2010
Nome: HENRIQUE AUGUSTO PEREIRA PONTES - GUTO PONTES
E-mail: guto@secrel.com.br
Assunto: Tasso, administrador e coronel...

Olha, reconheço a importância do papel de Tasso J. na transição cultural do jeito de administrar a "coisa pública" no Ceará de 1986, munido de um tecnicismo eficiente, aprendido do setor privado de onde é oriundo. Sua contribuição política neste aspecto é inegável. Penso que vem daí a frase elogiosa e respeitosa do CID Gomes, em reconhecimento.
Mas, Cid também disse que Tasso é como mangueira: embaixo não cresce nada...que o diga o seu decadente PSDB, completamente caduco e ausente de novas lideranças.

Não obstante seus méritos administrativos, Tasso foi um continuador das práticas do coronelismo eleitoral e do mandonismo autoritário.
Ultimamente deu declarações libertárias, clamando amor pela democracia...Claro, somente depois de estar "contra a corrente" passou a esbravejar contra seus ex-aliados. Puro pragmatismo político!

Durante o Governo FHC, Tasso foi o "dono" do Banco do Nordeste, apadrinhou e plantou no banco BYRON QUEIROZ, um executivo conhecido pelas práticas cruéis de perseguição, desobediência contumaz à justiça, e todos os benefícios para os seus aliados e amigos. Querem saber mais? Perguntem aos aposentados do BNB.

Sua influência no BNB / BNDES foi muito oportuna a quem possuia grandes interesses no setor privado. Que o diga ele mesmo e seu irmão Carlos Francisco Jereissati, um dos maiores beneficiados das privatizações das telecomunicações no Brasil.

Quer mais: Os escândalos no BEC, depois encobertos por uma suspeita privatização do banco; E, por aí vai...

Tasso Jereissati inaugurou a confusão entre o PÚBLICO E O PRIVADO, na chamada nova era - era das mudanças.

Só para dar um exemplo do seu autoritarismo, no início do seu governo, o jornal O POVO, através dos seus articulistas, criticavam o jeito autoritário e o seu desrespeito pelos direitos adquiridos dos funcionários públicos cearenses. Pois bem, ouvi pessoalmente do honrado Demócrito Dumma, na presença do meu amigo Iran Ribeiro, ex-CDL e do ex-secretário da fazenda Lima Matos, que o Tasso J. promoveu a maior perseguição já vista na história daquele jornal. Demócrito dumma disse isso emocionado, visivelmente magoado com o episódio, já tendo passado mais de 10 anos do fato acontecido.

Não costumo "idolatrar" nem "satanizar" ninguém, por saber que todos nós somos Luz e sombra, o tempo todo. Tasso ultimamente expressava ódio, raiva e uma surpreendente incoerência, tudo isso por não saber lidar com o contraditório ou com a situação de coadjuvante.

Fez uma campanha medíocre, trazendo a tira-colo um candidato a governador medíocre, arrastado, com um jargão ultrapassado do velho coronelismo, tipo: "...quero me eleger para AJUDAR aos mais pobres, mais carentes..." isso é atraso! Isso sim, é querer a permanência da visão do político como protetor e o eleitor como cliente...conceito básico de coronelismo e clientelismo.

Ao contrário do político como protetor / ajudador - coronel - a democracia moderna pede a AUTONOMIA do cidadão. O Estado deve promover o desenvolvimento das pessoas para que elas conquistem sua autonomia e dignidade na vida.

Seu slogan:"Galeguim dos zói azul" é um chamado subliminar à submissão das pessoas ao fidalgo, tipo europeu, superior aos pobres cidadãos mortais. Uma ode à aparência em detrimento da essência!

Falando como eleitor e cidadão cearense, agradeço o que ele fez de bom pelo nosso estado, mas comemoro sua derrota, não pelo seu fracasso pessoal - longe dele precisar desta solidariedade - mas, pelo que ele representava enquanto praticante, defensor e beneficiário de velhas práticas políticas que já vão tarde!

E, ele não está sozinho, vão junto: Arthur virgílio, Marco maciel, carlos Aleluia e outros menos votados.

Desculpe aos amigos que pensam o contrário, com todo respeito pelos seus pontos de vista, isso é apenas a declaração de um eleitor cearense na imensidão de outras singularidades.

Abraço a todos!


Data: 05/10/2010
Nome: PAULO ROCHA
E-mail: paulurocha@uol.com.br
Assunto: "TASSO SAI DE CENA".

"Derrotado nas urnas neste último domingo, o senador Tasso Jereissati (PSDB) anunciou ontem que não volta a disputar nenhum cargo eletivo.

Contudo, não escondeu seu descontentamento com os antigos aliados Cid e Ciro Gomes (PSB) "
Fonte : Jornal O POVO de hoje (051010)

COMENTO:
Perde o estado do Ceará a sua maior e mais respeitada liderança política. E, na minha modesta opinião, um político que trouxe muito desenvolvimento para o nosso estado.

Ou, como disse recentemente o governador Cid Gomes:

abre aspas

"Tasso Jereissate é o maior político cearense vivo.

O senador Tasso Jereissati fez um grande trabalho no Estado do Ceará, ele significa um marco na história administrativa do Estado, e claro que ele é uma inspiração para muitas pessoas”,disse CiID GOMES.

fecha aspas

PR


Data: 05/10/2010
Nome: CLÁUDIO CÉSAR MAGALHÃES MARTINS
E-mail: claudiocmartins@msn.com
Assunto: Se Dilma ganhar...

Prezados internautas,

O jornalista Ayrton Rocha traça um cenário sombrio caso Dilma Rousseff ganhe as eleições no 2º turno. Vejam.
Cordialmente,
C. César

UM SALTO NO ESCURO ! AYRTON ROCHA


NÃO PRECISA SER PROFETA !
MAS, SE ACONTECER NESTA ELEIÇÃO O QUE AS PESQUISAS INDICAM,
O PAÍS VAI ESTÁ DANDO UM SALTO NO ESCURO.
EM SEIS MESES ENTRAREMOS NUMA PROFUNDA CRISE INSTITUCIONAL.
LULA ROMPENDO COM DILMA, POR NÃO MANDAR EM NADA,
VIRANDO A MAIOR OPOSIÇÃO DO PAÍS COM O APOIO DO PT, PSDB E OUTROS MAIS.
LEMBREM-SE : ELA, DILMA, NUNCA FOI E NEM TEM RAÍZES NO PT !
LULA SERÁ UM GRANDE CONSPIRADOR E DILMA CAIRÁ.
ELA CAIRÁ, COMO CAIU O COLLOR.
O COLLOR CAIU, NÃO POR SER TROMBADINHA ! CAIU PORQUE NÃO NEGOCIOU COM O CONGRESSO.
DILMA É UMA " SARGENTONA " PREPOTENTE E NÃO NEGOCIARÁ COM O CONGRESSO FISIOLÓGICO.
ESSA CARA ATUAL DE BOAZINHA E MÃE DOS POBRES, É COISA DE MARQUETEIRO, MUITA PLÁSTICA, É PHOTOSHOP.
NAQUELA CACHOEIRA DE ÁGUA QUE JORRA NO PRÉDIO DO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA EM BRASÍLIA, VAI JORRAR
AS LÁGRIMAS DO POVO. AS NOSSAS LÁGRIMAS.
VEJAM O PASSADO DA DILMA : ASSALTOS, SEQUESTRO, ASSASSINATO, GUERRILHEIRA.
SE OS MOTIVOS FORAM JUSTOS OU NÃO, AÍ É OUTRO DEPARTAMENTO.
NÃO ME CABE JULGAR.
EU ANALISO, NÃO JULGO.
NÃO SE PODE MISTURAR AZEITE COM ÁGUA.
O LULA IRÁ ROTULÁ-LA DE MADASTRA DOS POBRES.
GUARDEM ESTE MEU E-MAIL ! NÃO DELETEM PARA DEPOIS CONFERIR.
QUE DEUS PROTEJA ESTE PAÍS.
AYRTON ROCHA-
PUBLICITÁRIO E JORNALISTA QUE MILITOU DÉCADAS NO JORNALISMO POLÍTICO NACIONAL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário