A história de um povo também é feita de minudências afetivas e verdades comezinhas.

[ Portal do "AS" - esprema AQUI ]

A CADA MEIA HORA UM PENSAMENTO DI RENTE
>

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Cecilia Meireles está sem editora devido a briga de herdeiros

Data: 21/07/2010
Nome: AILCA - COMISSÃO DE TECNOLOGIA E INFORMAÇÃO
E-mail: ailca.cti@gmail.com
Assunto: AILCA LETRAS - poesia

VISITE-A
http://academiaipuense.blogspot.com
- - - - - - -

= = = = = = = = = =
Cecilia Meireles está
sem editora devido
a briga de herdeiros
= = = = = = = = = =

Um grande material de materiais inéditos da poeta Cecilia Meireles, que morreu em 1964, está guardado e sem qualquer cuidado em caixas e pacotes na casa que viveu por 18 anos no Rio de Janeiro. Essas obras não foram mexidas ou editadas até agora por conta de processos judiciais entre a família. Segundo reportagem do jornal “Folha de São Paulo”, essa batalha entre os herdeiros 2010 completou dez anos. Além de não poder lançar material inédito, nenhum dos cerca de 50 títulos de Cecilia, em poesia e prosa, pode ser reeditado.

A publicação informa que a crise entre os parentes sofreu uma reviravolta após a morte, no fim de 2008, de Maria Mathilde, uma das três filhas de Cecilia com o artista plástico português Fernando Correia Dias.

Os filhos de Mathilde racharam e brigam nos tribunais para definir a quem cabe a parte que pertencia à mãe. A inventariante é a filha Fernanda Maria, que se uniu à tia Maria Fernanda (a única filha da escritora ainda viva), constituindo por ora a maioria necessária para decidir em caso de divergência.

Porém, o filho Alexandre alega que a mãe, por meio de um documento assinado, transferiu os direitos dela para o sobrinho Ricardo (neto mais velho de Cecilia, filho de Maria Elvira, primogênita da poeta e também já morta). Assim, Ricardo seria assim o verdadeiro detentor da maioria.

Fernanda Maria chegou a questionar a autenticidade da assinatura da tia. Foi feito um exame grafotécnico e a perícia reconheceu como autêntica a assinatura, mas o caso aguarda uma decisão judicial.

Enquanto isso, o mercado acompanha tudo de longe. Para essas obras serem editadas de forma que as editoras não tenham problema, é preciso saber, enfim, quem é o responsável pela obra da poetisa.
- - - - -

fonte:
http://airton-soares.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário