A história de um povo também é feita de minudências afetivas e verdades comezinhas.

[ Portal do "AS" - esprema AQUI ]

A CADA MEIA HORA UM PENSAMENTO DI RENTE
>

domingo, 6 de junho de 2010

Bancos ajudam Planalto a fazer lobby por Petrobras

Data: 06/06/2010
Nome: FRANCISCO PAULO ROCHA DE OLIVEIRA
E-mail: paulurocha@uol.com.br
Assunto: Manchete da Folha de São Paulo de hoje (domingo, 6)

Bancos ajudam Planalto a fazer lobby por Petrobras

Instituições pressionam oposição no Senado a não votar contra capitalização

Bancos são acionados a pedido de assessores de Lula e da estatal diante de risco de prejuízos com atraso em projeto

VALDO CRUZ
DE BRASÍLIA

Bancos privados nacionais e estrangeiros estão ajudando o governo Luiz Inácio Lula da Silva e a Petrobras a pressionar a oposição para aprovar no Senado o projeto de capitalização da estatal.

Pelos menos três instituições financeiras com interesse direto na operação procuraram senadores do PSDB e do DEM e pediram que eles não votassem contra a proposta, vital para os projetos da Petrobras de manter seu plano de investimento.

Aprovado o projeto no Senado, a estatal espera realizar a operação no final do mês que vem. Dirigentes da empresa e analistas estimam que ela possa chegar a R$ 100 bilhões, a maior da história da Petrobras e, talvez, do mercado mundial.
Com isso, o capital da empresa pode ser elevado em 38%, com base no valor de mercado de anteontem.

No discurso para convencer senadores da oposição, diretores e donos de bancos argumentam que a empresa poderá enfrentar dificuldades no final deste ano e no início de 2011 se a capitalização não for aprovada.

A informação é que a estatal já assumiu compromissos de investimento que exigem que ela capte entre este ano e o início do próximo pelo menos R$ 60 bilhões para manter seu cronograma.

Os bancos foram acionados a pedido da Petrobras e de assessores de Lula diante do risco de o projeto de capitalização não ser aprovado no início deste mês pelo Senado, o que comprometeria o cronograma da estatal.

PRESSA
A estatal tem pressa por dois motivos: 1) necessidade de aumentar seu capital; 2) captar recursos o mais rápido possível diante do aumento de seu endividamento líquido. Hoje, ele está na casa de 32%, o que ainda lhe garante acesso a financiamento a juros mais baixos.

Segundo analistas, se esse endividamento -usado pelas agências de risco para classificar as empresas- superar 35%, a Petrobras passará a captar recursos a um custo mais elevado.

Além disso, a ideia é fazer a operação antes das férias do mercado financeiro no hemisfério Norte, que começam em agosto. Depois, a operação poderia coincidir com a fase mais quente das eleições, o que é visto como não recomendável no mercado.

Um auxiliar direto do presidente Lula confirmou à Folha que o governo conta com a ajuda dos bancos que vão fazer parte da operação de lançamento de ações para aprovar a capitalização, cuja votação está marcada para terça ou quarta-feira.

Comento:

Imaginem o TAMANHO DO "TÔCO" que o Lula está oferecendo para os líderes desses partidos de "oposição" (de migué)...toda oposição nesse país de corruptos tem o seu preço.

Eis aí um dos motivos pelos quais o NETO DO TANCREDO NEVES, Aécio Neves (inexpressiva liderança do segundo maior colegiado eleitoral do país) e o filho do falecido Senador Carlos Jereissate, Tasso Jereissate ( o famoso "come" quieto) preferem o Senado a ser Vice do Serra.

Por essas e por outras é que urge (na minha modesta opinião) a necessidade de se privatizar Petrobrás e Banco do Brasil, entre outras.

O ROMBO nestas duas instituições é imensurável.

Paulo Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário