A história de um povo também é feita de minudências afetivas e verdades comezinhas.

[ Portal do "AS" - esprema AQUI ]

A CADA MEIA HORA UM PENSAMENTO DI RENTE
>

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Biografia Dr. Amadeu Furtado

.

Texto e foto: blog do prof. CHICO MELLO. Visite

Rua Amadeu Furtado.
Nasceu na cidade de Ipu CE em 21 de julho de 1888 e faleceu em 06 de fevereiro de 1952 em Fortaleza-CE.

Filho de José Furtado (comerciante) e Joana de Farias Furtado. Medico, formado pela Faculdade de Medicina da Bahia, em 1913.

Regressou ao Ceará em 1914, abriu consultório, dedicando-se totalmente a sua clinica, desfrutando do máximo conceito no exercício de sua profissão, dando provas de altas benemerências, praticando a caridade em larga escala, atendendo a pobreza, juntamente com sua imensa clientela, muitas vezes atendendo a noite, no seu consultório e na antiqüíssima Farmácia Teodorico, a pioneira de Fortaleza.

Fez de sua profissão um verdadeiro sacerdócio. Foi clínico, fundador da Associação dos Merceeiros; Professor de Química Bromatológica da Faculdade de Farmácia e Odontologia do Ceará, foi Diretor por mais de uma vez; Medico Legista da Policia em 1915, e depois Diretor do Instituto Medico Legal; Presidente do Clube dos Diários, por dois períodos. Assumiu a Presidência da Constituinte em 19 de março a 11 de abril, pois, era constituinte de 1947 ocupando a 1ª Vice Presidência da Mesa da União Democrática nacional – U.D.N. com o afastamento do Dr Joaquim Bastos Gonçalves para assumir o Governo do Estado, e nesse curto período de tempo fez a aposição da imagem de Cristo na sala das sessões e providenciou a ampliação do famoso quadro da 1ª Constituinte de 1891, para figurar no salão de espera o que não conseguiu mais pela carência de tempo. Como Governador Interino, passou o Governo ao Dr. Raul Barbosa.

Além de Médico, abraçou a carreia de político desde 1914. Possuía vasta cultuara, pois era homem de letras e de sociedade, e tornou-se umas das figuras mais populares de benquistas de Fortaleza.

Fundou em 1908, com Euclides de Matos, a revista “Eco da Mocidade”, que despertou sucesso no meio estudantil daquele tempo.

Cultivou também a literatura, escreveu contos e artigos nos jornais de Fortaleza e do Rio de Janeiro, dentre as quais “Fé, Esperança e Caridade”, e o “Natal dos Pobres”. Que tiveram repercussão no sul do País, sendo esse último, os seguintes trabalhos científicos Psicoterapia, tese de formatura.

Pesquisas Químico-Legais, em parceria com o Professor Rodrigues de Andrade, no ruidoso processo Percy Davis.

Membrana hímen, monografia; e vários discursos e diversos artigos esparsos em jornais e revistas. Sua larga popularidade, principalmente pelo atendimento médico aos mais carentes, como já mencionado anteriormente, valeu-lhe a homenagem da nomeação no Bairro das Parquelandia de uma Rua de Fortaleza com o nome AMADEU FURTADO. Em Ipu também em sua homenagem denominou-se uma Rua com o seu nome no Bairro da Nova Aldeota.
Tinha capacidade de trabalho pouco comum – era infatigável e perseverante em todos os seus atos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário