A história de um povo também é feita de minudências afetivas e verdades comezinhas.

[ Portal do "AS" - esprema AQUI ]

A CADA MEIA HORA UM PENSAMENTO DI RENTE
>

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Caderno - etimologia

Data: 28/05/2010
Nome: JOSÉ AIRTON PEREIRA SOARES
E-mail: airton.soares.as@gmail.com
Assunto: "Caderno" vem do Latim QUATERNUM, que vem de QUATUOR, "quatro".Inicialmente as folhas dos cadernos eram folhas grandes dobradas em quatro, daí o nome.

crônicASemanal

CADERNO

Por Airton Soares

Além do recreio, entenda-se merenda e pelada, o bom da escola – no tempo que me obrigavam a frequentá-la – era o início de cada ano letivo. Caderno novo. Cheirinho de caderno novo! Ah! Planos... promessas... letra bonita... bem bonita! Tudo organizado.

Um caderno novo – não tinha por onde... - vinha acompanho de lápis, borracha, apontador e outros apetrechos correlatos. Tudo novinho! Uma semana depois, aquela seboseira...

A bem da verdade poderia ter findado este texto, (crônica?) logo no espaço "Assunto" deste LV, mas o esqueleto chama recheio e uma vez cumprida a missão (citar a etimologia de caderno) resolvi aformosear este escrito relembrando o meu tempo de escola, citando trechos da música CADERNO e uma reflexão desse poeta gaúcho que tanto admiro.
.
.

“Sou eu que vou seguir você

Do primeiro rabisco

Até o be-a-bá.

Em todos os desenhos

Coloridos vou estar

A casa, a montanha

Duas nuvens no céu

E um sol a sorrir no papel Toquinho

- - -

Do caderno H


A Coisa (Mário Quintana)


A gente pensa uma coisa, acaba escrevendo outra e o leitor entende uma terceira coisa... e, enquanto se passa tudo isso, a coisa propriamente dita começa a desconfiar que não foi propriamente dita.
- - - -
Saiba mais no meu blog http://palavras-preciosas.blogspot.com

Boa leitura e
obrigado pela visita

Nenhum comentário:

Postar um comentário