A história de um povo também é feita de minudências afetivas e verdades comezinhas.

[ Portal do "AS" - esprema AQUI ]

A CADA MEIA HORA UM PENSAMENTO DI RENTE
>

sábado, 6 de março de 2010

Prefeito Abdias Martins

Data: 15/08/2008
Nome: OLÍVIO MARTINS DE SOUZA TORRES
E-mail: oliviomst@yahoo.com.br
Assunto: Agradecimento e Memória

"Conheci um prefeito que, de fato, tinha compromisso com a sociedade, o saudoso ABDIAS MARTINS' ( Sebastião Marques de Azevedo).
Agradeço ao Sr. Sebastião Marques pelas palavras elogiosas dirigidas a meu pai, Abdias Martins, que, por duas vezes foi prefeito de Ipu, e vereador em quatro legislaturas, tendo em todas elas ocupado o cargo de Presidente da Câmara.
Para os mais jovens que não o conheceram, quero apenas dizer que, nos seus mandatos, realizou obras importantes para o município que ainda hoje perduram, e que podem ser vistas no "link" VULTOS ILUSTRES deste sítio eletrônico. Mas, para refrescar a memória minha e as dos mais antigos, vou citar apenas estas:
1-Abastecimento d'Água da cidade através de empréstimo contraído junto ao Banco do Nordeste do Brasil (BNB):
2-Ampliação da eletrificação da sede com a recuperação da hidrelétrica, incluindo tubulação nova e maior adqurida junto à empresa Mannesmann, de Minas Gerais;
3-Construção da Praça da Estação com calçamento de paralelepípedo, até hoje existente, e que se estende até o Banco do Brasil e Mercado;
4-Construção, em concreto armado, de duas pontes sobre o riacho Ipuçaba (antes eram de madeira) na entrada da cidade e no distrito de Várzea do Jiló;
5-Construção de grupos escolares em todos os distritos.
Com relação à luz elétrica de Ipu, fornecida pela hidréletrica instalada próximo à Bica com o reservatório na Várzea, quero lembrar que, naquela época, o Ipu tinha energia elétrica das 6 h da tarde até às 6h da manhã e, no inverno, com a abundância d'água, o dia inteiro, enquanto na maioria das cidades vizinhas, com grupos geradores, a energia era das 6h da tarde às 10 h da noite. Cabe destacar, aqui, a figura importante do Sr. Janjão que era o responsável pelo sistema elétrico de Ipu e pela manutenção da hidrelétrica.
Como vemos, a Bica do Ipu teve, ao longo da existência da cidade, um papel importante em seu desenvolvimento e no bem-estar de sua população. Precisamos torná-la conhecida no Brasil e no mundo através da emissão de selo da série Cachoeiras Brasileiras, da EBCT, objetivo que está sendo perseguido há alguns anos.
Cordialmente,
Olívio Martins
Fortaleza, 15.08.2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário