A história de um povo também é feita de minudências afetivas e verdades comezinhas.

[ Portal do "AS" - esprema AQUI ]

A CADA MEIA HORA UM PENSAMENTO DI RENTE
>

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Ipu inaugura igreja e cemitério de flores

IPU INAUGURA IGREJA

E CEMITÉRIO DE FLORES

Dia 22 último, o deputado José Martins Timbó inaugurou a torre da igreja do povoado de Santo Antônio das Flores que, por sinal, foi onde aquele deputado se batizou. Às 16 horas, como parte das solenidades que marcavam a restauração do templo, o monsenhor Francisco Ferreira de Moraes, para mais de mil fiéis, celebrou missa. Ao término, por iniciativa dos próprios sertanejos, foi feita uma salva de fogos. Reinava, naquele momento, alegria e contentamento por parte de todo o povo das Flores que, tendo o povoado 70 anos de existência, jamais havia recebido qualquer beneficio por parte dos homens públicos.

Das autoridades civis e militares, que assistiram a missa, anotamos: José Martins Timbó, deputado estadual pela ARENA; Francisco Rocha Aguiar, prefeito municipal de Ipu; Francisco Pinto de Oliveira, vice-prefeito; Abdias Martins, ex-prefeito de Ipu; Basílio de Mesquita, prefeito municipal de Hidrolândia; Joaquim Rocha Ribeiro, secretário administrativo do prefeito ipuense; tenente Josué Soares da Silva; delegado de policia do município; coronel Pedro Raimundo de Oliveira e vereadores Vicente Meneses Soares, Antônio Pinto de Oliveira e Francisco Chagas Torres.

FLORES COM CEMITÉRIO

Após a missa oficiada pelo monsenhor Ferreira de Moraes e a inauguração da torre da igreja das Flores, dirigiram-se as autoridades — civis, militares e eclesiásticas — e o povo em geral, para o cemitério, recém-construído, onde o prefeito Francisco Rocha Aguiar deu por inaugurado o cemitério de Santo Antônio das Flores, em terreno doado pelo vereador Francisco das Chagas Torres e o segundo construído nos poucos meses de sua administração. Em seguida, o campo-santo foi benzido pelo monsenhor Francisco Ferreira de Moraes, vigário da paróquia ipuense. Mais uma vez, os moradores do povoado das Flores deram uma salva de fogos, dando vivas ao deputado José Martins Timbó e ao prefeito Rocha Aguiar.

AGRADECIMENTOS

Depois das inaugurações da torre da igreja e do cemitério do arraial ipuense das Flores, na residência do vereador e poeta Francisco das Chagas Torres foi oferecido às autoridades presentes, como agradecimento pelos feitos do deputado José Martins Timbó e prefeito Francisco Rocha Aguiar, um autêntico banquete. Na ocasião falaram o deputado e o prefeito, ressaltando, principalmente, outros benefícios que ainda prestarão àquele povoado de Santo Antônio. Prosseguiram com os discursos: Abdias Martins, ex-prefeito; Francisco Pinto de Oliveira, vice-prefeito; Joaquim Rocha Ribeiro, secretário administrativo; Antônio Pinto de Oliveira, primeiro secretário da Câmara Municipal; Basílio de Mesquita, prefeito de Hidrolândia; e o vereador Francisco das Chagas Torres, por sinal, o mais aplaudido dos oradores. No entanto, todos os discursos deixaram viva impressão de contentamento, pelas administrações Rocha Aguiar e Martins Timbó, em prol da terra de Iracema e Delmiro Gouveia.

Por jpMourão - publicado no jornal O POVO

de 31de outubro de 1967, na então

coluna Bicadas de Ipu.



25/05/2008
afai-fatos históricos p02

Nenhum comentário:

Postar um comentário