A história de um povo também é feita de minudências afetivas e verdades comezinhas.

[ Portal do "AS" - esprema AQUI ]

A CADA MEIA HORA UM PENSAMENTO DI RENTE
>

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Ipu com 131 anos


IPU REMINISCENTE - IPU COM 131 ANOS

IPU COMEMORA 131 ANOS

DE INDEPENDÊNCIA POLÍTICA

Por jpMourão - publicado no jornal O POVO

de 26 de agosto de 1971, na então

página dos Municípios.

Ipu adquiriu sua independência política em 26 de agosto de 1840. Está completando hoje, portanto, 131 anos. Primeiramente chamou-se Vila Nova d’El Rei, erigida em Campo Grandehoje Guaraciaba --, depois Ipu Grande e ultimamente simplesmente Ipu. Os entendidos de lingüística indígena dizem que o nome Ipu (José de Alencar “Iracema”, notas) se deriva de "certa quantidade de terra fértil que forma grandes coroas ou ilhas no meio do tabuleiro e sertões e é de preferência procurada para cultura." Eusébio de Sousa (Revista do Instituto do Ceará vol. 29) afirma que "embora nada fosse encontrado de positivo, em fonte segura, sabe-se que a denominação desse nome nasceu da admiração que faziam os índios da queda que davam as águas eminências do topo da serra, formando o ribeirão do Ipuçaba e assim grafada em linguagem tupi: ig, água, e pu, palavras onomatopaicas que quer dizer queda".

Ipu está localizada na zona fisiográfica da Ibiapaba. Possui uma área de 699 quilômetros quadrados. O clima quente e seco no verão e temperado na quadra invernosa. É dividido administrativamente em três distritos e sede municipal. A comarca é de 3ª instância. A paróquia pertence à Diocese de Sobral. A cidade de Ipu fica no sopé da serra da Ibiapaba em um dos mais pitorescos recantos do nosso Estado, cortada pela estrada de ferro Fortaleza-Crateús.

Dentre os municípios da zona da Ibiapaba é um dos que mais se destacam, nos setores da economia, finanças, educação e cultura. Possui uma das mais raras belezas naturais do Ceará, a turística Bica do Ipu, formada pelo riacho Ipuçaba, que precipita suas águas do cimo da serra cerca de 120 metros rochedo abaixo. Como ponto turístico possui ainda a Escada de Pedras, ao lado esquerdo da Bica, que dizem ter sido feita pelos índios. Ipu é dotada de iluminação elétrica abundante, vários e bons hotéis, campo de pouso com a dimensão de 1.080 x 130 metros, distante 5 quilômetros da cidade, há uma agência bancária, biblioteca, correios e telégrafos, posto de puericultura, duas casas de saúde, hospital infantil, posto do Departamento Nacional de Endemias Rurais, posto agro-pecuário, cinema, teatro, posto de puericultura, 120 escolas primárias e quatro secundárias. Possui dois açudes com a capacidade de 11.327.840 m³. Mantém transação comercial com as praças de Sobral, Fortaleza, Recife, Rio e São Paulo. Está divido em duas zonasserrana e sertaneja – e encontra a sua base econômica no trato da agricultura e na pecuária. Ipu dispõe de facilidades de hospedagem, oficina de recuperação e de abastecimento de veículos e está distante de Fortaleza 324 quilômetros por rodovia. Por via férrea está servido por trem, saindo de Fortaleza as 3ª, 5ª e sábados e voltando às 4ª, 6ª e domingos, além do trem corujão que sai de Fortaleza às 18h 35min das sextas – feiras. A volta poderá ser aos sábados ou aos domingos. A ida a Ipu as sextas e voltas aos domingos estão sendo muito preferidas pelas pessoas que desejam conhecer e banhar-se nas cristalinas águas da conhecida turística Bica do Ipu. Ipu possui ainda uma empresa de ônibus que faz a linha Ipu-Brasília. No setor sócio-recreativo Ipu é servido por dois clubes: Grêmio Recreativo Ipuense e Clube Artista Ipuense.

SAÍDA DO OSTRACISMO

Por outro lado, convém ressaltar o impulso dado ao Ipu pela administração do Dr. Francisco Rocha Aguiar – 1966 a 1970 – que entre outras realizações podemos destacar: Restauração do serviço de abastecimento d’água; aumento do número de escolas primárias de 40 para 120, todas beneficiando principalmente as crianças pobres; distribuição de 4.000 enxadas ao pequeno agricultor; instalação de energia elétrica a quase todos os Distritos e povoados, além da ampliação das redes de energia elétrica dos bairros da cidade; levou, em primeira mão, aos ipuenses da serra da cidade e do sertão as maravilhas da televisão; construiu três cemitérios nos Distritos; construção de um novo e moderno matadouro publico; reformou e ampliou o velho mercado de abastecimento; construiu na cidade e nos Distritos mais de 100 mil metros quadrados de calçamento; construiu a moderna Praça Delmiro Gouveia e a Avenida da Municipalidade, ambas admiradas pelos que visitam; melhorou a arborização da cidade; colaborou na manutenção do Posto FSESP; concedeu subvenção ao Centro Maternal, Escola Profissional, Maternidade Dr. Francisco Araújo e Conferência Vicentinas; auxiliou ao Grêmio Ipuense, Clube Artista, Grêmio de Pires Ferreira e clubes esportivos locais; reparou anualmente cerca de 450 km de estradas; e construiu em pedra e cimento armado, um novo sangradouro para o açude “Brequedoff”. O Dr. Rocha Aguiar tirou realmente o Ipu do ostracismo em que vivia há muitos anos.

I M P R E N S A

Muitos jornais e revistas Ipu possuiu, porém todos nasceram e morreram não para nos salvar, mas como desafio e raça Ipuense. Pelo que se conhece sobre o assunto, uma das coisas mais difíceis em Ipu tem sido a feitura da impressa. Até mesmo nos jornais dos outros as noticias ipuenses tem sido pouco divulgadas. São escassas as fontes de informações. São poucos que a impressa se dedicam, com o pensamento ou o interesse em divulgar o Ipu e sua gente.

<>

<> <> <>

<> <> <> <> <>



05/09/2008
AFAI - FATOS HISTÓRICOS P01

Nenhum comentário:

Postar um comentário