A história de um povo também é feita de minudências afetivas e verdades comezinhas.

[ Portal do "AS" - esprema AQUI ]

A CADA MEIA HORA UM PENSAMENTO DI RENTE
>

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Noite em Portugal e Novas Professoras


IPU REMINISCENTE – NOITE EM PORTUGAL E NOVAS PROFESSORAS

IPU - UMA NOITE EM PORTUGAL

Por jpMourão - publicado no jornal O POVO

de 13 de outubro de 1971, na então

página dos Municípios

O Patronato Sousa Carvalho viveu, em Ipu, semana passada, momentos que podemos dizer inesquecíveis de sua história. Realizou o Patronato uma festa que falou população ipuense de beleza, de arte, de literatura e de folclore. Realizou “Uma Noite em Portugal”. Naquele momento o país lusitano foi até nós ipuenses, transportado através da melodia harmoniosa dos fados e da presença fascinante das damas aristocratas, numa autentica demonstração da elite portuguesa.

Da região do Minho, graciosas damas desfilaram mostrando a simplicidade os costumes e encanto do povo interiorano português. Naquela noite, Brasil e Portugal, em Ipu, se encontraram em um amplexo fraternal e amigo.

SAUDAÇÃO

E por falarmos em Patronato e fraternidade, indispensável nos é saudar o Patronato Sousa Carvalho, com uma salva de nossas bacamartadas, pela festa da gratidão, do amor e da esperança, realizada por ocasião do recente transcurso dos 20 anos de fundação e em conseqüência do trabalho pelo progresso educacional de Ipu. Igualmente, saudar a toda Ipu por ter se genuflexado em agradecimentos à família Sousa Carvalho, ao Mons Francisco Ferreira de Morais, às abnegadas “Filhas de São Vicente” e dedicadas Mestras pela existência do Patronato, parcela viva na luta por uma Ipu cada vez melhor e mais culta.

<> <> <> <> <>

IPU FORMA NOVAS PROFESSORAS

Por jpMourão - publicado no jornal TRIBUNA

DO CEARÁ de 24 de novembro de 1971, na

então página Tribuna nos Municípios

A direção e as formandas, de 1971, da Escola Normal Pedagógica Sagrado Coração de Jesus estão distribuindo convites às autoridades civis, militares, eclesiásticas e jornalísticas de Ipu, e ao povo em geral, para se dizerem presentes às solenidades de suas formaturas, no dia 27, próximo sábado, às 18 horas e 30 minutos, no Patronato Sousa Carvalho. Do programa consta uma missa em ação de graças, celebrada pelo Mons. Francisco Ferreira de Morais, entrega de diplomas e benção dos anéis, na Capela Nossa Senhora das Graças, do Patronato.

A turma tomou o nome da irmã Apolline Antão, superiora do Patronato Sousa Carvalho. Como patrono o Mons. Francisco Ferreira de Morais, pároco de Ipu. Como paraninfo o jornalista José Osvaldo de Araújo, um dos ipuenses que mais ama o Ipu, suas coisas e sua gente.

Homenagem especial ao Sr. Nilo de Sousa Carvalho, ilustre filho de Ipu, radicado no Rio de Janeiro. Homenagem de gratidão à coordenadora do curso normal, professora Maria Valdemira Coelho Melo e aos professores Francisco de Assis Martins, Zélia Farias Correa, Maria Ceci Araújo e Maria Valderez Soares. Homenagem de saudade às valorosas irmãs, Mendes, Bernadete Aragão e Luisa Abreu, pelas suas constantes lutas por uma juventude ipuense sempre melhor.

CONCLUDENTES

Constituem a “Turma Irmã Apolline Antão”, as concludentes: Francisca Tarcisia Martins, Lisde Maria Martins de Araújo, Teresinha Araújo Tavares, Francisca de Sousa Martins, Lastênia Negreiros Veras, Francisca Fátima Pereira, Maria do Socorro Dias Xerez, Maria Elenilde Alves Fonteles, Maria Salete Barros, Maria das Graças de Oliveira, Maria Itanira Araújo Soares – oradora, Maria Socorro Quixará Timbó, Nila Medeiros de Araújo, Selma Regina Lima Freitas, Maria Itaci Bezerra Felizola, Francisca Rodrigues de Paula, Maria Dolôres Barbosa Martins, Maria Ionele Marques, Maria Valdemira Coelho Melo, Maria Cléa Soares, Maria Auzenir Alves de Oliveira e Francisca Iralice Matos de Oliveira.

Todas as professorandas expressaram os seus reconhecimentos a quantos proporcionaram esse dia de felicidades. Ao final, em versos disseram elas: “A Deus um voto: Louvor! Aos pais, um sorriso: Amor! Aos mestres, uma promessa, amizade! Ao colégio uma lágrima: saudade!”

O convite foi muito bem bolado. Basta dizer que possui na capa um desenho da nossa conhecida e decantada Bica do Ipu, até então abandonada pelos poderes públicos, que ainda não quiseram entender o seu valor turístico.

<>

<><><>

<><><><><>



14/09/2008


AFAI-FATOS HISTÓRICOS P 01

Nenhum comentário:

Postar um comentário